metropoles.com

Datafolha: paulistanos estão divididos sobre suspensão do X pelo STF

Segundo pesquisa Datafolha, 48% dos moradores da cidade de São Paulo concordam com a derrubada da rede social enquanto 43% são contrários

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Wey Alves/Metropoles @weyalves_
TSE tribunal superior eleitoral rede social ex twitter X Elon Musk bloqueio brasil Metropoles 7
1 de 1 TSE tribunal superior eleitoral rede social ex twitter X Elon Musk bloqueio brasil Metropoles 7 - Foto: <p>Wey Alves/Metropoles<br /> @weyalves_</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

São Paulo – Pesquisa divulgada neste sábado (14/9) pelo Datafolha aponta que 48% dos paulistanos concordam com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender a rede social X (antigo Twitter) enquanto 43% são contrários à medida.

Os dados contabilizam uma situação de empate técnico, já que a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

O levantamento, que entrevistou 1.204 pessoas entre terça-feira (10/9) e quinta-feira (12/9), registrou ainda que 5% dos moradores de São Paulo não concordam nem discordam e outros 4% não sabem.

De acordo com o Datafolha, 23% dos entrevistados tinham perfil na rede social. Apesar de uma minoria usar o X, a maior parte dos entrevistados (56%) foi contra a multa diária de R$ 50 mil estabelecida pelo STF para quem usar programas como VPNs para seguir acessando o antigo Twitter no Brasil. Outros 36% foram a favor, enquanto 4% foram indiferentes e $% não sabiam.

Polarização política influi

A posição política dos entrevistados mostra uma grande diferença entre as opiniões.

Entre os que votaram no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022, 70% apoiam a decisão do STF. Porém, entre os que escolheram Jair Bolsonaro (PL), 73% discordam da decisão.

A suspensão do X também é apoiada por 78% das pessoas que pretendem votar em Guilherme Boulos (PSol). Número parecido foi registrado entre os que escolheriam Tabata Amaral (PSB), de 66%.

Já os eleitores de Pablo Marçal (PRTB) registram uma opinião inversa. 80% deles são contra as medidas contra o X no Brasil. O equilíbrio volta entre os eleitores de Ricardo Nunes (MDB): 49% são contra, mas 41% concordam com o STF.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-07978/2024.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?