Datafolha: Nunes cai após apagão, mas ainda tem 18 pontos sobre Boulos
Pesquisa Datafolha à Prefeitura de SP desta quinta-feira (17/10) mostra Nunes com 51% e Boulos com 33% a 10 dias da eleição do 2º turno
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O mais recente Datafolha à Prefeitura da capital paulista, nesta quinta-feira (17/10), registrou uma redução da distância entre o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSol), que agora apresentam 51% e 33% das intenções de votos, respectivamente.
Na pesquisa da semana passada, Nunes apresentava 55% contra 33% de Boulos. O prefeito teve queda de quatro pontos percentuais, enquanto Boulos manteve o mesmo percentual da última semana. A margem de erro da pesquisa é de três pontos para mais ou para menos.
A pesquisa é a primeira publicada após o apagão da última sexta-feira (11/10) em decorrência de forte chuva e ventania. Mais de 3 milhões de pessoas ficaram sem luz na Grande São Paulo e até o início dessa quinta, ao menos 36 mil imóveis continuavam sem energia elétrica. A cidade registrou quase mil quedas de árvores após o temporal.
As chuvas pautaram a agenda dos dois candidatos na última semana e foram o principal tema do debate da TV Bandeirantes, o primeiro do 2º turno, na noite de segunda (14/10). No entanto, a queda de Nunes não impactou nas intenções de votos de Boulos. O percentual que cresceu, nos últimos dias, segundo a pesquisa, foi o de brancos ou nulos, que passaram de 10% para 14%. Já os indecisos permaneceram em 2%.
A crise da falta de luz na cidade não apresentou impacto direto no eleitorado, segundo o Datafolha. A rejeição de Nunes oscilou de 37% para 35%, enquanto a de Boulos foi de 58% para 56%.
Na pesquisa espontânea, quando o nome dos candidatos não é apresentado aos entrevistados, Nunes lidera com 41% e Boulos aparece com 30%.
O Datafolha entrevistou 1.204 eleitores presencialmente entre os dias 15 e 17 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número SP-05561/2024.
Transferência de votos
Entre o eleitorado de Pablo Marçal (PRTB), disputado por ambos os candidatos, 77% afirmaram que votarão em Nunes (na semana passada, o percentual era de 84%). Já os que afirmaram que votarão em Boulos subiu de 4% para 8%.
Do eleitorado de Tabata Amaral (PSB), 52% declararam voto no psolista, enquanto 27% disseram que votarão em Nunes. Na semana passada, os percentuais eram de 50% para Boulos e 35% para o prefeito.