Datafolha: mais da metade dos eleitores diz que não votaria em Marçal
Segundo pesquisa divulgada nesta quinta (3/10), Influencer é rejeitado por 53% dos eleitores entrevistados pelo Instituto Datafolha
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Mais da metade dos eleitores de São Paulo afirma que não votaria em Pablo Marçal (PRTB), segundo a mais recente pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (3/10). O candidato é rejeitado por 53% dos entrevistados pelo instituto.
A rejeição ao influencer cresceu cinco pontos percentuais em relação à pesquisa da semana passada, quando 48% dos eleitores afirmavam que não votariam em Marçal “de jeito nenhum”.
Com histórico de falas machistas, o candidato tem desempenho ainda pior entre as mulheres: 59% das entrevistadas afirmam que não votam nele, índice que fica em 47% entre os homens.
No debate promovido pelo UOL e a Folha, na última segunda-feira (30/9), Marçal disse que “mulher não vota em mulher” porque “é inteligente”.
“Ô, Tabata, se mulher votasse em mulher, você ia ganhar no primeiro turno. A mulher não vota em mulher, mulher é inteligente. Ela tem sabedoria, ela tem experiência. Ela olha para você e vê você sempre nesse embate e não vai votar em você. Se fosse isso, pobre votava em pobre, negro votava em negro”, disse o candidato.
No debate anterior, no SBT, o influencer chegou a dizer que era “um símbolo de agressão de alguém que não consegue debater ideia e vai pra cima”, mostrando a mão enfaixada após a cadeirada que levou de José Luiz Datena (PSDB), e se comparando às mulheres vítimas de violência.
Datena é o segundo mais rejeitado pelos paulistanos, com 39%, três pontos percentuais a mais que o registrado no último Datafolha. Na sequência aparecem Boulos, com os mesmos 38% da semana anterior, e Nunes com 23%. A rejeição ao prefeito oscilou dois pontos percentuais para cima. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Intenção de votos
A pesquisa Datafolha desta quinta (03/10) mostrou empate técnico triplo entre Boulos, Nunes e Marçal. O candidato do PSol aparece com 26%, um ponto acima do registrado no levantamento da semana passada. Nunes caiu três pontos percentuais, e saiu de 27% para 24%. Já Marçal cresceu três pontos, oscilando de 21% para 24%.
A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
O Datafolha entrevistou 1.806 eleitores presencialmente entre os dias 1º e 3 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número SP-09329/2024.