metropoles.com

Datafolha: Lula e Tarcísio “empatam” em aprovação na capital paulista

Pesquisa Datafolha mostra que Lula e Tarcísio atingem o mesmo índice de aprovação entre os eleitores da cidade de São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR e Mônica Andrade/Governo do Estado de SP
Montagem mostra o governador Tarcísio de Freitas e o presidente Lula
1 de 1 Montagem mostra o governador Tarcísio de Freitas e o presidente Lula - Foto: Ricardo Stuckert/PR e Mônica Andrade/Governo do Estado de SP

São Paulo — Possíveis rivais na próxima eleição presidencial, em 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) são aprovados por 34% dos eleitores na capital paulista, mostra a mais recente pesquisa Datafolha, divulgada nesse sábado (6/7).

O governo Lula é considerado regular por 31% dos paulistanos, e ruim por 34%. Já a gestão Tarcísio à frente do governo estadual é vista como regular por 35% dos entrevistados e ruim por 27%. A pesquisa ouviu 1.092 eleitores entre terça (2/7) e quinta-feira (4/7) na cidade de São Paulo. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Segundo o Datafolha, a aprovação de Lula na capital paulista é maior entre as mulheres (37%) do que entre os homens (31%), enquanto Tarcísio apresenta um desempenho contrário: 40% de aprovação entre os homens e 29% entre as mulheres.

Nos últimos dias, Lula e Tarcísio têm trocado alfinetadas publicamente. Em uma série de agendas em São Paulo, o presidente reclamou que o governador não vai “em lugar nenhum” que ele convida e disse que a Caixa Econômica Federal não liberaria dinheiro para uma obra de expansão do metrô na capital porque Tarcísio não havia comparecido para assinar o contrato.

Tarcísio respondeu postando nas redes sociais uma foto em que diz que estava “almoçando com a tranquilidade de quem sabe que o aditivo do contrato que vai levar a Linha 5 do Metrô até o Jardim Ângela já está assinado”.

Nesse sábado, Tarcísio usou um tom eleitoral no CPAC Brasil, cúpula que reúne nomes do conservadorismo brasileiro e mundial, em Balneário Camboriú (SC), ao dizer que, neste ano, a direita “começa a construir o que vai ser 2026”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?