Datafolha: Lula e Tarcísio “empatam” em aprovação na capital paulista
Pesquisa Datafolha mostra que Lula e Tarcísio atingem o mesmo índice de aprovação entre os eleitores da cidade de São Paulo
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Possíveis rivais na próxima eleição presidencial, em 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) são aprovados por 34% dos eleitores na capital paulista, mostra a mais recente pesquisa Datafolha, divulgada nesse sábado (6/7).
O governo Lula é considerado regular por 31% dos paulistanos, e ruim por 34%. Já a gestão Tarcísio à frente do governo estadual é vista como regular por 35% dos entrevistados e ruim por 27%. A pesquisa ouviu 1.092 eleitores entre terça (2/7) e quinta-feira (4/7) na cidade de São Paulo. A margem de erro é de três pontos percentuais.
Segundo o Datafolha, a aprovação de Lula na capital paulista é maior entre as mulheres (37%) do que entre os homens (31%), enquanto Tarcísio apresenta um desempenho contrário: 40% de aprovação entre os homens e 29% entre as mulheres.
Nos últimos dias, Lula e Tarcísio têm trocado alfinetadas publicamente. Em uma série de agendas em São Paulo, o presidente reclamou que o governador não vai “em lugar nenhum” que ele convida e disse que a Caixa Econômica Federal não liberaria dinheiro para uma obra de expansão do metrô na capital porque Tarcísio não havia comparecido para assinar o contrato.
Tarcísio respondeu postando nas redes sociais uma foto em que diz que estava “almoçando com a tranquilidade de quem sabe que o aditivo do contrato que vai levar a Linha 5 do Metrô até o Jardim Ângela já está assinado”.
Nesse sábado, Tarcísio usou um tom eleitoral no CPAC Brasil, cúpula que reúne nomes do conservadorismo brasileiro e mundial, em Balneário Camboriú (SC), ao dizer que, neste ano, a direita “começa a construir o que vai ser 2026”.