Datafolha: Boulos lidera para Prefeitura de SP com 32%; Nunes tem 24%
Guilherme Boulos está à frente tanto na pesquisa estimulada quanto no levantamento espontâneo, seguido pelo atual prefeito Ricardo Nunes
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O deputado federal Guilherme Boulos (PSol-SP) lidera a primeira pesquisa Datafolha para as eleições municipais de 2024 com 32% das intenções de votos, seguido pelo atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), com 24%. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa para a Prefeitura de São Paulo, publicada nesta quinta-feira (31/8), entrevistou 1.092 eleitores presencialmente na capital paulista entre terça (29/8) e quarta (30/8).
Em terceiro lugar, os deputados Tabata Amaral (PSB-SP) e Kim Kataguiri (União Brasil-SP) aparecem tecnicamente empatados, com 11% e 8%, respectivamente.
O ex-deputado Vinicius Poit (Novo) figura em quinto lugar na preferência do eleitorado, com 2%. Entre os entrevistados, 18% disseram votar em branco ou nulo, enquanto 5% não souberam ou não responderam.
Na pesquisa espontânea de votos, na qual os entrevistadores questionam aos entrevistados em quem eles pretendem votar – sem apresentar os nomes dos candidatos –, Boulos foi citado por 8%.
Nunes, que busca a reeleição, foi mencionado por 4% dos eleitores. Outros 2% disseram que votariam no “atual prefeito”, sem citar o nome do emedebista.
A quantidade de menções a outros candidatos não atingiu 1%.
Entre os eleitores evangélicos, que representam 25% dos entrevistados, Nunes aparece numericamente à frente, com 26%, contra 21% de Boulos. A diferença oscila um ponto percentual para baixo entre o eleitorado católico (correspondente a 38% da amostra): 31% disseram votar no atual prefeito, enquanto 27% declararam voto no psolista.
Boulos e Nunes são os mais conhecidos
Segundo a pesquisa, os líderes em intenções de votos são também os candidatos mais conhecidos pelos eleitores. Boulos é conhecido por 80% do eleitorado – 31% disseram conhecê-lo “muito bem” –, enquanto Nunes é conhecido por 79%, sendo “muito bem” conhecido por 24%.
Tabata é conhecida por 50%, Kataguiri por 36% e Poit por 29%.
O levantamento indicou que 79% dos eleitores desejam mudanças no rumo da administração da cidade; 17% preferem que as políticas atuais sejam mantidas e 4% não sabem ou não responderam.