metropoles.com

Bolsonaro afasta mais eleitores do que Lula em SP, aponta Datafolha

Datafolha divulgado esta semana mostra Boulos e Nunes tecnicamente empatados; pré-candidatos reeditam polarização entre Lula e Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Montagem colorida com imagens de Lula e Bolsonaro - Metrópoles
1 de 1 Montagem colorida com imagens de Lula e Bolsonaro - Metrópoles - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – Pesquisa Datafolha mostra que 63% dos eleitores paulistanos não votariam de jeito nenhum em um candidato a prefeito de São Paulo apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Já o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa municipal é rejeitado por 42% dos entrevistados.

O levantamento, divulgado na segunda-feira (11/3), mostra o deputado federal Guilherme Boulos (PSol) e o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), tecnicamente empatados, com 30% e 29% das intenções de voto, respectivamente. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Boulos é apoiado pelo presidente Lula e terá Marta Suplicy, que voltou ao PT neste ano, como vice. Já Nunes recebeu apoio de Bolsonaro, que tenta emplacar um aliado na chapa do prefeito. Como mostrou o Metrópoles, as duas pré-campanhas têm apostado na reedição da polarização nacional entre Lula e Bolsonaro em 2022.

A rejeição ao apoio de Lula cresceu e a de Bolsonaro reduziu em relação ao levantamento anterior do Datafolha, de agosto de 2023. Na ocasião, 37% rejeitavam um nome apoiado pelo petista e 68% o candidato indicado por Bolsonaro.

O Datafolha entrevistou 1.090 eleitores na capital paulista entre quinta (7/3) e sexta (8/3) e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-08862/2024.

Datafolha: cabos eleitorais

Além da menor rejeição, Lula também surge, até o momento, como cabo eleitoral mais decisivo do que o Bolsonaro. Segundo o Datafolha, 24% dos entrevistados votariam com certeza e 31% talvez votariam em um nome escolhido pelo petista.

No caso de Bolsonaro, 17% votariam com certeza e 19% talvez votariam no candidato indicado por ele. No entanto, apenas 37% dos eleitores sabem que o ex-presidente apoiará Nunes nestas eleições, enquanto 33% não sabem quem é o nome apoiado por Bolsonaro.

Tarcísio e Alckmin

De acordo com o Datafolha, o apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afasta 44% dos eleitores, atrai com certeza 17% e faz com que outros 35% talvez votem em um candidato apoiado por ele.

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), ex-governador de São Paulo, apresenta números semelhantes: 44% disseram que deixariam de votar em um nome indicado por ele, enquanto 14% votariam com certeza e 39% talvez.

Alckmin apoiará a candidatura da deputada federal Tabata Amaral (PSB), embora 32% dos eleitores tenham declarado não saber quem ele apoiará na corrida à Prefeitura. Segundo o Datafolha, 11% acertaram ao dizer que ele estará ao lado de Tabata e outros 11% disseram que ele apoiará Boulos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?