Datafolha: 32% dos paulistanos se dizem petistas e 15%, bolsonaristas
Datafolha divulgado neste domingo entrevistou presencialmente 1.092 eleitores de São Paulo com 16 anos ou mais entre os dias 29 e 30/8
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (3/9) indica que 32% dos moradores da cidade de São Paulo se dizem petistas, enquanto 15% se declaram bolsonaristas e 26% se consideram neutros.
O levantamento entrevistou, de forma presencial, 1.092 eleitores da capital paulista com 16 anos ou mais entre terça e quarta (29 e 30/8). A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Segundo o Datafolha, 6% dos paulistanos, embora não tenham se declarado bolsonaristas, disseram estar mais alinhados às pautas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Já 13% afirmaram ter maior inclinação ao PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A capital paulista apresentou, nesta pesquisa, uma inclinação maior à esquerda em comparação com o país como um todo. Em junho deste ano, 29% dos brasileiros se classificaram como petistas e 25% como bolsonaristas.
Datafolha: eleições de 2024
O instituto também aferiu a intenção de votos para a Prefeitura em 2024, o primeiro levantamento Datafolha sobre as eleições municipais do ano que vem. Segundo a pesquisa, o deputado federal Guilherme Boulos (PSol-SP) lidera com 32%, seguido pelo atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), com 24%.
Boulos tem a candidatura apoiada pelo PT, que abriu mão pela primeira vez de ter um candidato próprio concorrendo à Prefeitura da capital. Já Nunes tem negociado o apoio de Bolsonaro e do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Ainda de acordo com o Datafolha, 68% dos paulistanos disseram que não votariam de jeito nenhum em um candidato apoiado por Bolsonaro, 46% não votariam em um nome apoiado por Tarcísio e 37% rejeitariam uma candidatura endossada por Lula.