Datafolha: 1 em cada 3 pessoas já teve celular roubado na cidade de SP
Segundo a pesquisa, o centro é a região mais perigosa, com 45% dos entrevistados dizendo ter sido vítima de roubo de celular
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Pelo menos 1 em cada 3 moradores da cidade de São Paulo já tiveram o celular roubado. De acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (15/3), 35% dos paulistanos foram vítimas desse tipo de crime.
Dentre as vítimas, a maioria é de jovens entre 25 e 34 anos. Segundo os dados, 51% das vítimas está nessa faixa etária.
O centro se mostrou a região mais perigosa para andar com celular. 45% dos moradores da região central disseram que já foram assaltados. Esse percentual cai para 38% entre quem vive nas zonas oeste e leste e para 35% entre os habitantes da zona sul. A zona norte, com 27%, aparece com menos frequência nos registros de roubos de celular.
Os dados também mostram que a chamada gangue da bicicleta é mais ativa no centro, onde 26% dos moradores relataram que já tiveram os celulares levados dessa forma. Esse percentual cai para 14% na zona sul da cidade.
O levantamento aponta ainda que 2 em cada 5 vítimas têm renda entre R$ 7 mil e R$ 14,1 mil, ou seja, de 5 a 10 salários mínimos. 16% dos entrevistados afirmaram que tiveram os celulares roubados mais de uma vez.
A pesquisa foi realizada na primeira semana de março e ouviu 1.090 pessoas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.