Curso no PR que “ensinou” influencer a usar fenol será investigado
Influencer Natalia Becker, indiciada por morte de paciente em peeling de fenol, teria aprendido técnica em curso de farmacêutica de Curitiba
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A equipe de investigação do 27º Distrito Policial de São Paulo vai encaminhar à Polícia Civil do Paraná o inquérito sobre a morte do jovem Henrique Chagas da Silva, de 27 anos, após procedimento de peeling de fenol realizado pela influencer Natalia Becker, indiciada por homicídio doloso.
Em depoimento, a mulher, que não é médica, disse ter aprendido a técnica em um curso online ministrado pela farmacêutica Daniele Stuart, que atende em Curitiba.
A expectativa, de acordo com o delegado Eduardo Luis Ferreira, do 27º DP, é de que um novo inquérito seja instaurado no Paraná para apurar a conduta de Daniele.
Henrique Chagas da Silva morreu no último dia 3 na clínica estética de Natalia Becker, no Campo Belo, zona sul da capital. Imagens de câmeras de monitoramento obtidas pelo Metrópoles mostram o desespero da influencer quando o jovem começou a passar mal.
De acordo com a polícia, além da falta de conhecimento técnico de Natalia para realizar o procedimento, sua clínica não possuía estrutura adequada. O peeling de fenol atinge camadas profundas da pele com o objetivo de reduzir rugas e manchas. O produto pode provocar arritmia cardíaca e exige exames prévios e monitoramento constante.
Segundo o depoimento da influencer, o curso ministrado por Daniele Stuart utiliza o “fenol tamponado”, com 35% de concentração. Natalia disse que a farmacêutica teria indicado fornecedores da substância e que, segundo ela, não seriam de uso restrito.
O curso de Daniele Stuart oferecia um certificado, que, de acordo com a influencer, autorizaria a realização do procedimento.
Curso fora do ar
O curso on-line Aula de Peeling de Fenol Atenuado, ministrado para a influencer Natália Becker, está indisponível na plataforma Hotmart.
De acordo com a plataforma, mais de 1.100 pessoas já realizaram o curso no valor de R$ 500. Ele é ministrado pela farmacêutica bioquímica Daniele Stuart, formada há 14 anos e com pós-graduação em estética invasiva internacional.
O curso é descrito como “uma solução completa para quem deseja realizar o tratamento com segurança e eficácia”. Daniele oferece pelo menos mais quatro cursos na plataforma, com aulas sobre bioestimuladores de colágeno, endolaser e toxina botulínica.
O curso da farmacêutica fornece aos estudantes um certificado digital de conclusão. “Esses certificados podem ser compartilhados em redes sociais como o LinkedIn e inseridos em informações curriculares”, diz a descrição da página. As informações são da CNN.