metropoles.com

Curso de eletrônica, biblioteca e futebol: a vida de Robinho na prisão

Condenado por estupro coletivo, rotina do ex-jogador na “cadeia dos famosos” inclui visitas à biblioteca, curso profissionalizante e futebol

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Justiça Federal
Foto colorida de Robinho durante audiência de custódia - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Robinho durante audiência de custódia - Metrópoles - Foto: Reprodução/Justiça Federal

São Paulo — Preso há exatamente dois meses, o ex-jogador Robson de Souza, o Robinho, começou a frequentar um clube de leitura e se matriculou em um curso profissionalizante de Eletrônica Básica, Rádio e TV. As aulas podem ajudá-lo a reduzir a pena de 9 anos que deve cumprir pela condenação por estupro coletivo.

Desde o dia 21 de março deste ano, Robinho divide com outro preso uma cela de 8 m² na Penitenciária 2 de Tremembé, no interior de São Paulo. Ele cumpre no Brasil a sentença dada pela Justiça Italiana, que o condenou por um estupro coletivo, cometido em 2013 contra uma mulher albanesa em uma boate em Milão. O ex-jogador nega ter cometido o crime.

7 imagens
Robinho
1 de 7

Pedro Vilela/Getty Images
2 de 7

Pedro Vilela/Getty Images
3 de 7

Robinho

Pedro Vilela/Getty Images
4 de 7

Pedro Vilela/Getty Images
5 de 7

Miguel Schincariol/Getty Images
6 de 7

Friedemann Vogel/Getty Images
7 de 7

DOUGLAS MAGNO/AFP via Getty Images

Na penitenciária onde também estão presos Cristian Cravinhos e Lindemberg Alves, Robinho agora é aluno do curso profissionalizante de Eletrônica Básica, Rádio e TV do Instituto Universal Brasileiro (IUB), que pode ser cursado a distância com um  kit de apostilas.

O curso é voltado para pessoas que desejam ingressar no mercado de eletrônica e consertos de rádio, e tem carga horária de 600 horas. As informações são do G1.

Além do curso de eletrônica, o ex-jogador participa de grupos de leitura na biblioteca da penitenciária, que, segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), movimenta 500 empréstimos de livros por mês. Robinho também se inscreveu a uma vaga na Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimental (Funap), que oferece cursos e oficinas para presos do estado de São Paulo.

As atividades escolares podem ajudá-lo a reduzir a sua condenação, já que, segundo a Lei de Execuções Penais, a cada 12 horas de frequência escolar ou de trabalho, o preso pode abater um dia na cadeia. Além das aulas, Robinho pratica atividades físicas e voltou a participar de partidas de futebol desde que outros detentos ajudaram a providenciar uma chuteira para ele.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?