Criminalista Leonardo Sica é eleito presidente da OAB-SP
Advogado Leonardo Sica é o atual vice-presidente da Ordem. Em disputa marcada por ataques pessoais, ele venceu com 52,48% dos votos
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O advogado criminalista Leonardo Sica venceu, nessa quinta-feira (21/11), a eleição para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP). Sica é o atual vice da OAB-SP, que é presidida por Patrícia Vanzolin. A presidente foi eleita para o Conselho Federal no mesmo pleito.
Em formato totalmente on-line, a votação deste ano foi histórica, alcançando o total de 116.858 mil votos. A chapa vitoriosa, de Sica e Daniela Magalhães, recebeu 52,48% dos votos, pondo fim a uma disputa marcada por ataques pessoais entre as seis chapas que disputavam a presidência e vice-presidência da Ordem.
Durante a corrida eleitoral, um boletim de ocorrência de violência doméstica contra Sica foi usado por um de seus principais rivais na disputa, Caio Augusto Silva dos Santos – ex-presidente da Ordem, que ficou em segundo lugar no resultado final.
Caio Augusto Silva dos Santos já havia concorrido ao cargo de deputado federal pelo União Brasil e tinha como vice a filha do advogado Ives Gandra, Angela Vidal Gandra Martins, que foi foi secretária nacional da Família durante o governo de Jair Bolsonaro. Além das questões pessoais dos candidatos, a corrida eleitoral acabou marcada por discussões sobre a influência da política nas eleições da Ordem.
A vitória de Leonardo Sica simboliza uma continuidade da gestão Patrícia Vanzolini, que apoiou a eleição de seu vice. Em seu futuro mandato de três anos à frente da OAB-SP, Sica e Magalhães prometem promover a digitalização das plataformas de processos, ampliar a presença da Ordem no interior do estado, criar uma start-up para estimular a inovação tecnológica na atuação profissional, fornecer auxílio financeiro a escritórios e ampliar benefícios aos advogados membros.
Leonardo Sica é advogado criminalista formado pela Universidade de São Paulo (USP). Em seu discurso de agradecimento, afirmou: “É uma honra ser escolhido para liderar a OAB-SP neste momento tão importante. Vamos fortalecer a advocacia, ampliar o acesso e garantir que cada advogado se sinta representado. Agradeço profundamente a confiança da avassaladora maioria dos advogados paulistas, que acreditaram em nosso projeto para uma Ordem mais justa, moderna e inclusiva”.