metropoles.com

Criminalista Leonardo Sica é eleito presidente da OAB-SP

Advogado Leonardo Sica é o atual vice-presidente da Ordem. Em disputa marcada por ataques pessoais, ele venceu com 52,48% dos votos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/OAB SP
Leonardo Sica é um homem de cabelo preto, pele branca, e olhos pretos e terno
1 de 1 Leonardo Sica é um homem de cabelo preto, pele branca, e olhos pretos e terno - Foto: Reprodução/OAB SP

São Paulo — O advogado criminalista Leonardo Sica venceu, nessa quinta-feira (21/11), a eleição para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP). Sica é o atual vice da OAB-SP, que é presidida por Patrícia Vanzolin. A presidente foi eleita para o Conselho Federal no mesmo pleito.

Em formato totalmente on-line, a votação deste ano foi histórica, alcançando o total de 116.858 mil votos. A chapa vitoriosa, de Sica e Daniela Magalhães, recebeu 52,48% dos votos, pondo fim a uma disputa marcada por ataques pessoais entre as seis chapas que disputavam a presidência e vice-presidência da Ordem.

Durante a corrida eleitoral, um boletim de ocorrência de violência doméstica contra Sica foi usado por um de seus principais rivais na disputa, Caio Augusto Silva dos Santos – ex-presidente da Ordem, que ficou em segundo lugar no resultado final.

Caio Augusto Silva dos Santos já havia concorrido ao cargo de deputado federal pelo União Brasil e tinha como vice a filha do advogado Ives Gandra, Angela Vidal Gandra Martins, que foi foi secretária nacional da Família durante o governo de Jair Bolsonaro. Além das questões pessoais dos candidatos, a corrida eleitoral acabou marcada por discussões sobre a influência da política nas eleições da Ordem.

A vitória de Leonardo Sica simboliza uma continuidade da gestão Patrícia Vanzolini, que apoiou a eleição de seu vice. Em seu futuro mandato de três anos à frente da OAB-SP, Sica e Magalhães prometem promover a digitalização das plataformas de processos, ampliar a presença da Ordem no interior do estado, criar uma start-up para estimular a inovação tecnológica na atuação profissional, fornecer auxílio financeiro a escritórios e ampliar benefícios aos advogados membros.

Leonardo Sica é advogado criminalista formado pela Universidade de São Paulo (USP). Em seu discurso de agradecimento, afirmou: “É uma honra ser escolhido para liderar a OAB-SP neste momento tão importante. Vamos fortalecer a advocacia, ampliar o acesso e garantir que cada advogado se sinta representado. Agradeço profundamente a confiança da avassaladora maioria dos advogados paulistas, que acreditaram em nosso projeto para uma Ordem mais justa, moderna e inclusiva”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?