Criança de 2 anos com Down começou a andar com auxílio de cuidadora
Com Síndrome de Down e cardiopatia congênita, criança de 2 anos começou a andar após tratamento com cuidadora em creche inclusiva
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Uma criança de 2 anos de Urupês, no interior de São Paulo, com Síndrome de Down e cardiopatia congênita superou as expectativas dos médicos e começou a andar após auxílio de uma cuidadora. A perspectiva era que ela só conseguisse este feito aos 4 anos.
Antes de começar um tratamento intensivo com Ivone Sassi, a pequena Bárbara Martins não conseguia nem firmar o tronco para se sentar. Tudo mudou quando ela entrou em uma creche com educação inclusiva. Atualmente, a menina, que é filha de Elisa Martins, consegue até, com ajuda da cuidadora, brincar em pé com as outras crianças.
“Os médicos diriam que ela só andaria com três ou quatro anos. Ela era uma criança bem parada. Eu fiquei emocionada com ela dando os primeiros passos. Chorei de alegria”, contou a mãe para o G1.
Ivone, que trabalha com Bárbara desde o ano passado, a estimula nas tarefas do dia-a-dia como comer, andar, fazer a higiene íntima e escovar os dentes. Ela desenvolveu atividades lúdicas na piscina de bolinhas, barras de pilates, com coletes e com andador para a pequena. A cuidadora também exercita a confiança e a autonomia dela.
“Bárbara é uma criança atenta e gosta de participar das atividades. Esse mês ela nos surpreendeu dando os primeiros passos, o que me deixou muito feliz”, comemorou a profissional.