Cracolândia: polícia prende 10 membros de quadrilha que vendia drogas
Todos os detidos já tinham passagem pela polícia por diversos crimes; um adolescente de 16 anos foi apreendida na região da Cracolândia
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A Polícia Civil prendeu, na tarde dessa quinta-feira (9/11), dez integrantes de uma quadrilha especializada em tráfico de drogas. O grupo atuava na região da Cracolândia, no centro de São Paulo.
As prisões aconteceram durante a sétima fase da Operação AC 35, que monitorou a região entre os dias 6 e 9 de novembro. Um adolescente de 16 anos foi apreendido na ação.
Os demais presos têm idades entre 19 e 45 anos. Todos eles já tinham passagem pela polícia por diversos crimes, como tráfico de drogas, roubo e furto. Além disso, um dos detidos estava em prisão domiciliar. Um segundo já havia sido preso, somente neste ano, três vezes, e um terceiro estava cumprindo medida cautelar, também por tráfico.
As ações de investigação conseguiram identificar os alvos e descobrir qual a função deles na venda dos entorpecentes. Uns atuavam como gerentes das barracas onde as drogas ficavam escondidas, outros contabilizavam e administravam o dinheiro. O esquema também possuía os responsáveis por oferecer as drogas diretamente aos usuários e, ainda, um segurança.
Depois de conseguir identificar todo o grupo, os policiais contaram com o apoio da Guarda Civil Municipal, que cercou a região para que os agentes realizassem a operação em busca dos suspeitos. Todos eles foram encontrados no fluxo de usuários.
Ao todo, a operação apreendeu R$ 2,5 mil em notas de pequeno valor, um simulacro de arma de fogo, três balanças medidoras, cachimbo, folhas de cheque, além de sete pedras de crack.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o caso foi registrado como associação e tráfico de drogas, além de ato infracional dos mesmos códigos penais.
Laboratório de drogas é encontrado
Também na quinta-feira, os policiais localizaram um laboratório usado para preparar drogas e prenderam um homem, de 30 anos, que dirigia um caminhão com 127 kg de cocaína no bairro da Penha, zona leste de São Paulo.
A polícia investigava desde março um esquema de venda de drogas por “Delivery” nos Jardins, na Vila Madalena e no centro de São Paulo. Os entorpecentes eram armazenados, embalados e distribuídos por motoboys em um galpão na zona leste.
Os agentes vigiaram o local e abordaram um caminhão, onde localizaram um fundo falso na parede interna do baú, com 33 sacos plásticos com porções de cocaína embaladas e prontas para a venda. Após pesada, a droga totalizou 127 kg.
Dentro do imóvel, foram localizadas quatro máquinas usadas na embalagem de entorpecentes, além de 19 sacos com pó branco, aparentemente de insumos para a produção da cocaína.
O homem foi indiciado. As drogas, máquinas e veículo foram apreendidos. O caso foi registrado como tráfico de drogas no 78º DP – Jardins e segue em investigação para localizar outros suspeitos.