Cracolândia: moradores bloqueiam rua contra possível volta do “fluxo”; vídeo
Aos gritos de “Fora Cracolândia”, moradores do centro bloquearam esquina da Avenida Duque de Caxias na noite desta sexta-feira (11/8)
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Moradores do centro da capital paulista bloquearam na noite desta sexta-feira (11/8) uma esquina da Avenida Duque de Caxias, na altura da Alameda Dino Bueno, para tentar impedir um possível retorno da Cracolândia.
O protesto (veja abaixo) reúne moradores do Complexo Júlio Prestes, o conjunto de prédios construídos na região. O ato foi mobilizado após circular a informação de que o “fluxo”, como é chamada a concentração de usuários de drogas, voltaria para o local.
Com cartazes e sob forte chuva, os manifestantes deram as mãos e fizeram um cordão para bloquear a rua. “Fora Cracolândia”, gritavam.
Segundo a Polícia Militar, a manifestação começou por volta das 19h30. Agentes do 13º Batalhão Metropolitano acompanharam o ato que seguiria pacífico, segundo a sala de comunicação da PM.
Tensão
Na quinta-feira (10/8), comerciantes da Santa Ifigênia, tradicional rua comercial no centro de São Paulo, fecharam as portas dos estabelecimentos em um protesto contra a permanência da Cracolândia na região. Lojistas, moradores e membros de movimentos sindicais fizeram uma passeata em direção à Câmara Municipal.
Os manifestantes ocuparam as ruas pela “revitalização do centro da capital” e “reforço do policiamento na região. “O comércio não aguenta mais”, diziam faixas e cartazes exibidos pelos comerciantes. “Milhões de clientes com medo”.
A maioria das lojas da Santa Ifigênia ficou fechada ao longo do dia. No início da noite, a situação ainda era tensa, com a presença de policiais militares impedindo o avanço do fluxo até o cruzamento da Rio Branco com a Gusmões.
Os usuários se concentraram a cerca de 50 metros do local.