Cracolândia: maio tem queda de roubos e governo já vê “reversão de cenário”
Com queda no número de roubos e furtos há seis semanas, governo Tarcísio já fala em “reversão de cenário” na Cracolândia
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Com seis semanas consecutivas de queda no número de roubos e furtos registrados na área da Cracolândia, no centro da capital paulista, o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) já vê “reversão de cenário” de crimes cometidos na região.
Segundo o relatório “Cenas Abertas de Uso”, divulgado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), roubos e furtos caíram 17,4% e 12%, respectivamente, entre os dias 1º e 14 de maio de 2023, em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram 237 roubos e 409 furtos notificados. Em 2022, haviam sido 287 e 465.
Nas quatro semanas anteriores, de 3 a 30 de abril de 2023, os roubos já haviam recuado 26,7%, com 522 casos notificados – ante 712 no ano passado. Por sua vez, os furtos diminuíram 37,2%. Ao todo, houve 802 registros, contra 1277 no mesmo período de 2022.
O levantamento da SSP considera os boletins de ocorrência registrados nas áreas do 3º DP (Campos Elíseos) e do 77º DP (Santa Cecília), uma região expandida em relação ao local onde ficam os fluxos de usuários de drogas no centro de São Paulo.
Governo vê “reversão do cenário” na Cracolândia
O cenário de recuo de crimes patrimoniais é recente. Dados do 3º DP mostram que, até março de 2023, as estatísticas de roubo ficaram 23 meses consecutivos em alta. A última queda, havia sido em abril de 2021.
Já no 77º DP, o número de assaltos praticados piorou ao longo de todo o ano de 2022. Em fevereiro de 2023, no entanto, a delegacia conseguiu interromper a sequência de maus resultados e registrou menos roubos.
No relatório, o governo Tarcísio avalia que a tendência observada nessas últimas semanas já sugere uma “reversão do cenário” de violência e o “início gradual da melhora da segurança e qualidade de vida da população que vive na região central”. Para o governo, os índices recentes também indicariam que “a batalha está sendo vencida”.
“Esses resultados encorajadores refletem os esforços contínuos e integrados entre poder público e população, apontando para um panorama de retomada do território e segurança na região”, diz a análise.
O relatório atribui a queda de roubos e furtos a um conjunto de medidas em parceria com a gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB), a exemplo de serviços de saúde e de assistência social oferecidos na área da Cracolândia.
Segundo a análise, o recuo de crimes patrimoniais estaria, ainda, ligado ao aumento de 53% no número de prisões realizadas em São Paulo no período de janeiro a março de 2023.