Cracolândia: base da PM no Parque Princesa Isabel é desativada
Mesmo com crimes constantes na região da Cracolândia, PM desativou a base que ocupava no Parque Princesa Isabel, localizado no centro de SP
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Mesmo a onda de crimes e violência na Cracolândia, a Polícia Militar (PM) desativou a base que ocupava no Parque Princesa Isabel, localizado no centro da capital paulista.
O Parque Municipal Princesa Isabel era formalmente uma praça até junho de 2022, quando decreto da Câmara Municipal de São Paulo alterou a definição do espaço.
A PM afirma que essa mudança justificou o fechamento da base no endereço. “Dessa forma, equipes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) passaram a atuar no local. Os policiais militares continuam reforçando o policiamento ostensivo e preventivo no entorno com a Operação Impacto Centro”, diz a corporação em nota.
Também no ano passado o local chegou a ser tomado pelo fluxo da Cracolândia. A concentração intensa de consumidores de drogas e traficantes deixou o espaço público depois que a prefeitura cercou o local com grades e as polícias Civil e Militar efetuaram diversas operações.
Veja fotos da época:
Após o espaço ser ocupado pelo fluxo da Cracolândia, o poder público decidiu transformar a praça em parque para poder legalmente cercar o local com grades fixas e revitalizar a estrutura e vegetação.
A Prefeitura de São Paulo informou nesta sexta-feira (21/4) que as obras de implementação do parque estão em andamento e quando forem concluídas a Secretaria do Verde e Meio Ambiente definirá como será a utilização da base que era ocupada pela PM.
A gestão municipal afirma que a Guarda Civil Metropolitana patrulha o local constantemente e no período noturno, das 18h às 6h, a GCM mantém viatura fixa na região do parque.