CPTM adia implantação de 2 novas estações na zona leste de São Paulo
A nova previsão de entrega das estações Lajeado, da Linha 11-Coral, e União de Vila Nova, na Linha 12-Safira, é para o ano de 2028
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – As estações Lajeado, da Linha 11-Coral, e União de Vila Nova, na Linha 12-Safira, as duas na zona leste de São Paulo, tiveram os cronogramas de implantação adiados para o ano de 2028.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira (22/4) pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O cronograma anterior apontava que a Lajeado seria entregue em 2027 e a União de Vila Nova em 2026.
A nova Estação Lajeado, situada nos limites da cidade de São Paulo com Ferraz de Vasconcelos, está prevista para ser instalada entre as estações Guaianases e Antônio Gianetti Neto, que são distantes cerca de 4 quilômetros uma da outra.
Com a expectativa de atender a mais de 20 mil passageiros diariamente, a estação teve seus estudos ambientais, incluindo o Relatório Ambiental Prévio (RAP) e os estudos para desapropriações, elaborados pela CPTM.
Esses dados foram encaminhados para avaliação da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), que deverá analisar os projetos em conjunto com os empreendimentos a serem realizados por ela.
Já a estação União de Vila Nova ficará localizada entre as estações São Miguel Paulista e Comendador Ermelino. O trecho entre as duas estações tem aproximadamente 4 km de extensão e deverá atender as comunidades locais. O local deve atender mais de 25 mil pessoas todos os dias.
A previsão da CPTM é aprovar o estudo de implantação da estação e iniciar o projeto executivo ainda em 2024.