CPI da Enel: aliados de Boulos e Salles criticam ausência de Nunes
Deputado federal Ricardo Salles acompanhou depoimento de presidente da Enel à CPI na Alesp enquanto prefeito Ricardo Nunes não compareceu
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O deputado federal Ricardo Salles (PL-SP), que pretende se candidatar à Prefeitura de São Paulo no ano que vem, assistiu ao depoimento do presidente da Enel à CPI na Assembleia Legislativa (Alesp), nesta terça-feira (14/11), enquanto a ausência do prefeito Ricardo Nunes (MDB), convidado a participar da sessão, foi criticada por deputados estaduais de alas ideológicas opostas.
“Diversos prefeitos passaram por aqui hoje defendendo as suas cidades, mas o prefeito de São Paulo não veio. Não sei se hoje tinha Fórmula 1 ou se tinha algum evento para ele não estar aqui hoje”, ironizou o deputado bolsonarista Lucas Bove (PL), aliado de Salles.
A deputada estadual Ediane Maria, correligionária de Guilherme Boulos (PSol-SP), outro pré-candidato à Prefeitura paulistana, cumprimentou os sete prefeitos da Grande São Paulo que participaram da sessão e fizeram perguntas a Max Xavier Lins, presidente da Enel.
“Na hora do apagão, os prefeitos é que são cobrados. Tirando aquele prefeito que estava no camarote, porque é o rei do camarote”, disse ela.
A expressão “Rei do Camarote” foi utilizada por Boulos para criticar Nunes por ter comparecido a uma luta do UFC e à corrida da Fórmula 1, ambas na capital, em meio à crise de falta de energia elétrica que deixou mais de 2 milhões de pessoas sem luz na Grande São Paulo após o temporal de 3/11.
Salles e Bove também compartilharam montagens nas redes sociais com a mesma expressão para criticar o prefeito.
Bove, que fez dobradinha com Salles nas eleições de 2022, foi quem convidou o deputado federal a assistir a sessão da CPI na Alesp nesta terça, que teve apagão, prefeitos exaltados e oito horas de duração.
Reservadamente, deputados afirmaram que Salles foi “marcar presença” diante do eleitorado e demonstrar solidariedade à população que foi afetada pela falta de luz, principalmente diante das críticas a Nunes por omissão.
Ex-ministro do Meio Ambiente de Jair Bolsonaro (PL), Salles busca se colocar como a melhor opção à direita para enfrentar Boulos na disputa eleitoral de 2024.
Palanque eleitoral
A sessão também apresentou uma prévia do embate eleitoral pela Prefeitura de São Bernardo do Campo para o próximo ano.
A relatora Carla Morando (PSDB) e o deputado Luiz Fernando Ferreira (PT), adversários políticos na cidade do ABC paulista, discursaram em sequência e utilizaram o espaço para projetarem discursos eleitorais.
Carla subiu o tom ao criticar os serviços da Enel e mencionou a própria experiência com a queda de energia no município. Já o deputado petista atacou o fato de os serviços de distribuição de energia serem privatizados.
A Enel é concessionária de energia elétrica do Estado desde 2018, quando a distribuidora, que pertencia à americana AES, vendeu suas ações para o grupo italiano.