metropoles.com

Covid: SP pede envio urgente de doses da vacina bivalente a ministério

Secretaria da Saúde solicitou ao menos 1,3 milhão de doses da bivalente após ministério anunciar ampliação do público alvo da vacina

atualizado

Compartilhar notícia

Governo do Estado de São Paulo/Divulgação
Vacinação em SP
1 de 1 Vacinação em SP - Foto: Governo do Estado de São Paulo/Divulgação

São Paulo — Surpreendida com o anúncio da ampliação da faixa etária para a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19, feito pelo Ministério da Saúde na última segunda-feira (24/4), a Secretaria Estadual da Saúde pediu ao governo federal o envio urgente de ao menos 1,3 milhão de doses extras do imunizante para conseguir atender a nova demanda.

O ministério anunciou na segunda-feira a ampliação da faixa etária da vacina bivalente produzida pela Pfizer para todos os cidadãos acima de 18 anos (antes, o imunizante estava disponível apenas para quem tem 60 anos ou mais), mas o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) só recebeu a nota técnica do ministério oficializando a medida na noite daquele dia, quando o corpo técnico já havia encerrado o expediente.

A novidade provocou uma correria na secretaria para reorganizar o estoque disponível e a distribuição da vacina para o novo público. Para evitar a escassez de doses nas prefeituras paulistas, de forma emergencial, os técnicos da Secretaria da Saúde recomendaram que, no estado, a faixa etária elegível para receber a bivalente fosse restringida para a partir dos 50 anos. A capital já acatou a recomendação.

A avaliação interna é que o ministério pode ter avaliado que a ampliação da faixa etária poderia ser feita sem um reforço expressivo nos estoques porque a demanda pelas doses bivalentes estava baixa na média do país. O receio do governo paulista, porém, é que a notícia da ampliação do público trouxe o assunto à tona, o que deve fazer com a que a procura volte a crescer no estado.

Hoje, segundo o governo, São Paulo tem cerca de 600 mil doses de vacina bivalente em seus estoques.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?