Covid: Prefeitura de SP libera vacina bivalente a maiores de 40 anos
População com 40 anos ou mais poderá tomar vacina bivalente a partir desta quarta-feira (3/5); cidade já aplicou mais de 1,2 milhão de doses
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo vai começar a aplicar, nesta quarta-feira (3/5), a vacina bivalente contra a Covid para a população da cidade com 40 anos ou mais. Até a última sexta-feira (28/4), a capital paulista tinha aplicado 1.248.675 doses do imunizante.
A ampliação da vacinação ocorre no momento em que a Prefeitura de São Paulo confirma o primeiro caso da variante arcturus da Covid-19 na cidade.
O paciente é um homem de 75 anos, acamado e com comorbidades. Ele teve alta médica na última quinta-feira (27/4). A nova cepa, conhecida também como XBB.1.16, apresenta, entre os principais sintomas, irritação nos olhos, tosse seca e episódios febris.
A Prefeitura informou que a vacinação com a Pfizer bivalente vai avançar para novas faixas à medida que novos lotes de imunizantes cheguem à capital.
Estão recebendo esse imunizante as pessoas dos grupos prioritários que completaram o esquema básico ou que já receberam uma ou duas doses de reforço, respeitando o intervalo de quatro meses da dose mais recente recebida.
Além disso, a chamada “xepa” segue disponível para pessoas acima de 18 anos, previamente cadastradas na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, caso haja doses remanescentes do imunizante ao final do dia.