metropoles.com

Corregedoria do TJSP vai investigar juiz por nomeação cruzada de parente

Procedimento para apurar a conduta do juiz Marcello Perino foi aberto pela Corregedoria do TJSP com base em reportagem do Metrópoles

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/TJSP
Palácio da Justiça, na região central de São Paulo
1 de 1 Palácio da Justiça, na região central de São Paulo - Foto: Reprodução/TJSP

São Paulo — A Corregedoria do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) vai investigar as nomeações cruzadas de parentes de magistrados em recuperações judiciais milionárias. Um procedimento preliminar foi aberto para apurar o caso com base em reportagem do Metrópoles, publicada na semana passada.

Juízes fazem nomeações cruzadas de parentes em recuperações judiciais

O corregedor-geral do TJSP, Fernando Antonio Torres Garcia, pediu esclarecimentos ao juiz da 1ª Vara Empresarial Marcello Perino a respeito da nomeação da advogada Taíssa Salles Romeiro como administradora judicial de uma empresa de embalagens que acumula R$ 13 milhões em dívidas.

Como mostrou o Metrópoles, Taíssa é esposa do juiz Alexandre de Carvalho Mesquita, do Rio de Janeiro. Um mês depois da nomeação de sua mulher, Mesquita indicou o irmão do magistrado paulista, o advogado Fernando Perino, para ser administrador judicial de uma distribuidora de medicamentos do Rio que tem R$ 32 milhões em dívidas.

Tanto Taíssa Romeiro quanto Fernando Perino são novos na condição de administradores judiciais. Após questionamentos da reportagem ao juiz do Rio, a advogada renunciou à indicação em São Paulo, sob a alegação de que acumulava muito trabalho com a atividade de professora.

Todos os envolvidos negam relação entre as nomeações. Eles também negam irregularidades na escolha cruzada de parentes como administradores judiciais, que ganham honorários de até 5% sobre o valor das dívidas das empresas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?