metropoles.com

Coqueluche: dos 870 casos confirmados em São Paulo, 525 são na capital

Com o aumento dos casos de coqueluche no Brasil, secretarias de estado e municipal da Saúde reiteram a importância da vacinação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto de um homem tossindo enquanto se recuperava de uma doença no sofá de casa. Coqueluche - Metrópoles
1 de 1 Foto de um homem tossindo enquanto se recuperava de uma doença no sofá de casa. Coqueluche - Metrópoles - Foto: Getty Images

São Paulo — De janeiro até 11 de novembro de 2024, o estado de São Paulo registrou 870 casos confirmados de coqueluche. Para efeito de comparação, em todo o ano de 2023, o número total de casos foi de 53. Apenas na capital paulista, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) foi notificada de 525 casos — do início do ano até 12 de novembro. No ano passado, foram 14.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) reitera a importância da vacinação para se prevenir contra a doença, que é caracterizada por uma infecção respiratória bacteriana.

O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do estado de São Paulo, que trouxe os dados sobre os casos, informou que a vacina é aplicada em crianças menores de 1 ano e registrou adesão de 86,1% até setembro de 2024.

Casos de coqueluche na capital

A SMS, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), que monitora o cenário internacional de casos da doença, emitiu um alerta aos serviços de saúde público e privado. O monitoramento dos casos está sendo realizado pelas Unidades de Vigilância em Saúde.

Vacinação

A principal medida de prevenção contra a coqueluche é a imunização. As vacinas penta são aplicadas em crianças, aos 2, 4 e 6 meses de idade. A imunização é reforçada aos 15 meses e aos 4 anos com a vacina DTP.

No caso de gestantes, é indicada a vacina acelular do tipo adulto. É preciso administrar a dose a cada gestação, a partir da 20ª semana. A mesma vacina é indicada para profissionais da saúde.

Transmissão

Transmitida principalmente por gotículas de secreções da orofaringe eliminadas pela fala — a tosse e o espirro –, alguns jeitos de evitar a coqueluche são: cobrir a boca ao tossir; higienizar as mãos; e usar máscaras, caso esteja doente. O tratamento é realizado com antibióticos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?