Copa Feminina: parlamentares pedem ponto facultativo em dia de jogo
Seleção estreia na Copa Feminina em 24/7 contra o Panamá; torneio ocorre entre os dias 20/7 e 20/8 na Austrália e na Nova Zelândia
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Vereadoras e deputadas estaduais do PSol pediram que o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) decretem ponto facultativo em dias de jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo de futebol feminino, que terá início no dia 20 deste mês na Austrália e na Nova Zelândia.
As parlamentares argumentaram que o país “tradicionalmente decreta em âmbito municipal, estadual e federal” ponto facultativo em jogos da seleção masculina e que o mesmo deveria ser aplicado à seleção feminina por uma questão de isonomia.
“Embora o ponto facultativo se aplique tão somente aos subordinados à administração pública estadual, essa iniciativa do governo do Estado, indubitavelmente irá colaborar a encorajar para que atores do setor privado também façam o mesmo”, disseram.
“A decretação do ponto facultativo por parte do Executivo Estadual, vai contribuir para o surgimento de uma cultura de valorização do futebol feminino e de valorização da mulher no esporte”, acrescentaram.
Os ofícios foram enviados na quinta-feira (6/7), as parlamentares das bancadas feministas do PSol na Câmara Municipal e na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
Copa Feminina: Brasil estreia dia 24/7
O Brasil fará sua estreia na competição diante do Panamá no dia 24 de julho, às 8h. As partidas serão transmitidas na TV aberta e em serviços de streaming.
No grupo F da competição, a seleção também enfrentará a França (29/7) e a Jamaica (2/8). As francesas eliminaram a seleção feminina nas oitavas de final da Copa de 2019.
Em seu último amistoso de preparação para a Copa Feminina, a seleção goleou o Chile por 4 a 0 na Arena BRB Mané Garrincha, em partida realizada pelo Metrópoles Sports.
Após a vitória sobre o Chile, a craque Marta, eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo, anunciou que a Copa Feminina deste ano será a última que disputará na carreira.