Contra candidato de Nunes, PSol lança nome à presidência da Câmara
Tradicionalmente, o PSol costuma lançar candidaturas próprias em protesto ao acordo interno da Câmara de lançar um único nome à presidência
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A bancada do PSol na Câmara Municipal da capital paulista decidiu lançar o vereador Celso Giannazi como candidato à presidência da Casa em oposição à candidatura de Ricardo Teixeira (União Brasil), nome chancelado pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB).
Tradicionalmente, o PSol costuma lançar candidaturas próprias em protesto ao acordo interno da Câmara de lançar uma única chapa à Mesa Diretora. O ato costuma ser simbólico, já que a bancada da federação formada por PSol e Rede conta com apenas 7 dos 55 vereadores da próxima legislatura.
Após uma disputa embolada, o nome de Teixeira para a presidência foi definido por Nunes e o atual presidente da Casa, o vereador Milton Leite (União), durante uma reunião no início da semana.
Giannazi alega, ao defender a candidatura própria do PSol, que a Câmara vive “total subordinação” ao Executivo e que tem atuado como um “puxadinho” da Prefeitura.
“Parece que a Câmara Municipal viveu nos últimos anos como se fosse um cartório, só chancelando os projetos que vinham do Executivo sem se debruçar, sem fazer uma discussão mais séria, mais competente”, afirma.
A votação na Câmara será no dia 1º de janeiro., após a posse dos vereadores, e deve confirmar Teixeira na presidência. Respeitando a proporcionalidade das bancadas, o PT deve manter a 1ª secretaria, enquanto MDB e PL devem ficar com a 1ª e 2ª vice-presidências, respectivamente.