Contra acidentes e atropelamentos, motoristas de ônibus farão cursos
A determinação partiu da SPTrans, e tem o objetivo de reduzir a quantidade de sinistros envolvendo os ônibus do transporte público
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Cerca de 30 mil motoristas de ônibus das concessionárias que transitam pela capital paulista vão ter que passar por novos treinamentos a partir do próximo dia 17. A determinação partiu da SPTrans, e tem o objetivo de reduzir a quantidade de acidentes e atropelamentos envolvendo o transporte público.
O programa de reciclagem tem foco na direção segura e prevenção de acidentes. A carga é de 24 horas, dividida em três módulos. O treinamento é obrigatório e será auditado pela pasta.
No primeiro módulo, os condutores terão duas horas de treinamento teórico com conteúdo sobre valorização da vida e o papel do motorista de ônibus na sociedade, e seis horas de curso prático de prevenção de sinistros, direção segura e respeito às leis de trânsito.
Na fase seguinte, com oito horas de conteúdo, os motoristas vão lidar com casos reais e ações tomadas com o intuito de prevenir novas ocorrências, além da relação com idosos, ciclistas, pessoas com deficiência e pedestres.
A programação será concluída com oito horas de reciclagem sobre como os condutores devem atuar na prevenção de acidentes, no respeito a passageiros, nos níveis de qualidade e segurança exigidos pela SPTrans a todos os operadores do sistema.
Além do treinamento, que termina em dezembro, a SPTrans reforçou a necessidade de as concessionárias enviarem documentos relacionados aos acidentes, como boletim de ocorrências, relatório do sinistro produzido pela equipe operacional da concessionária e/ou outras evidências em imagens quando disponíveis.