metropoles.com

Construção da Estação 14 Bis-Saracura do metrô poderá ser interrompida

Construção da Estação 14 Bis-Saracura do metrô de São Paulo está atrasada desde que foi encontrado um sítio arqueológico no local

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Linha Uni
Imagem colorida aérea mostra obras da estação 14 Bis da Linha 6-Laranja do Metrô de SP - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida aérea mostra obras da estação 14 Bis da Linha 6-Laranja do Metrô de SP - Metrópoles - Foto: Divulgação/Linha Uni

São Paulo — A demora em escavações arqueológicas pode levar à interrupção total da construção da estação Estação 14 Bis-Saracura, da futura Linha 6-Laranja do metrô, localizada no centro de São Paulo. Até agora, somente 10% da obra estaria pronta após mais de 800 dias de paralisação.

As informações estão em um parecer enviado no final de junho pelo governo de São Paulo ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que foi divulgado pelo portal G1. Procurado pelo Metrópoles, a secretaria de comunicação do governo não negou a existência do documento, mas informou que as atualizações oficiais sobre obras da Linha-6, serão somente através da linha Uni, concessionária responsável.

Segundo o documento, há cerca de três meses o Iphan não fornece um posicionamento formal sobre a situação das escavações e, se não forem adotadas medidas de urgência par aa continuidade dos trabalhos, a obra pode sofrer consequências graves e ser interrompida. Ao G1, o superintendente do Iphan, Danilo Nunes, afirmou que não conseguiu localizar esse dormento e que outros pareceres já foram enviados após o documento.

As obras de construção da Estação 14 Bis-Saracura estão interrompidas desde 2023, quando foi encontrado um sítio arqueológico do quilombo do Saracura durante o processo de escavações. O local escolhido para a estação abrigava a antiga sede da escola de samba Vai-Vai e foi historicamente ocupado por populações negras da cidade de São Paulo.

A linha Uni afirmou, em nota, que “todas as atividades de engenharia possíveis de serem executadas, em paralelo ao trabalho de resgate arqueológico, foram finalizadas”. A concessionária ainda diz que está aguardando a finalização dos resgates arqueológicos e a liberação por parte do Iphan para atuar em áreas onde já foram retiradas todas as peças.

Por fim, a nota diz que “espera receber as liberações necessárias, até a primeira metade de agosto, para que o cronograma não seja impactado, sem gerar atrasos ou inviabilizar a entrega da obra”.

Sem embargo

Por meio de nota, o Iphan afirma que “até o momento, não há no processo nenhum impedimento ou embargo por parte do Iphan que impeça que a empresa de arqueologia dê continuidade ao trabalho autorizado”.

“O instituto reforça que não tem medido esforços para compatibilizar a implantação das obras do metrô Saracura e as normas de proteção do patrimônio, que permitem a conservação e o estudo de relevante material arqueológico referente às memórias de populações que habitaram a região e que contribuíram para a formação histórica do país”, completa o órgão federal.

Ainda segundo o Iphan, a correspondência da empresa de arqueologia enviada ao instituto em março deste ano para a continuidade das escavações foi respondida em 15 de abril, com a aprovação de 15 dos 19 itens apresentados. Em relação aos outros quatro itens, afirma o órgão, foram pedidos somente detalhamentos, sem nenhum tipo de embargo.

“O Iphan vem tratando com prioridade o mencionado empreendimento para cumprimento dos prazos legais e fazendo acompanhamento sistemático por meio de fiscalizações de campo, comparecimento de reuniões, participação em grupo de trabalho e manifestações técnicas, cumprindo seu papel com responsabilidade técnica e sensibilidade”, conclui.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?