Conselho Tutelar: eleição em Piracicaba tem voto impresso
Eleição para o Conselho Tutelar ocorre neste domingo (1º/10), entre 9h e 17h, em todo o país; Piracicaba dispõe de 15 vagas
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A eleição para o Conselho Tutelar em Piracicaba, cidade do interior paulista a 157 km da capital, é feita neste domingo (1º/10) por meio do voto impresso, e não através das urnas eletrônicas utilizadas em quase todo o país.
A opção pelo voto impresso, que já provocou polêmica ao ser defendida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que solicitou 20 urnas de lona para as eleições.
O conselho justificou a medida pela necessidade de prorrogar o período de inscrições e classificação dos candidatos, já que a quantidade de nomes inscritos para estas eleições havia sido considerada baixa.
Como a solicitação das urnas eletrônicas para a Justiça Eleitoral deve ser feita com 90 dias de antecedência, a opção pelo voto impresso, ainda segundo o conselho, permitiu maior flexibilidade ao processo.
Piracicaba tem 423 mil habitantes e elegerá 15 vagas para três conselhos tutelares – ou seja, cada unidade terá cinco conselheiros.
A votação ocorre no ginásio municipal Waldemar Blatkauskas, na rua Treze de Maio, no Bairro Alto, entre 8h e 17h.