metropoles.com

Conselheiro tutelar é afastado por surtos e uso de metanfetamina

Segundo o MPSP, o conselheiro tutelar apresentou condutas inadequadas, causadas possivelmente pelo uso contínuo de substância psicoativa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gedeão Dias/TJSP
O TJSP não absolve ou tranca ação penal por furto famélico ou valor irrisório quando o acusado é reincidente.
1 de 1 O TJSP não absolve ou tranca ação penal por furto famélico ou valor irrisório quando o acusado é reincidente. - Foto: Gedeão Dias/TJSP

São Paulo – Em decisão liminar, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) afastou um conselheiro tutelar que atuava na capital paulista. Segundo denúncia do Ministério Público de SP (MPSP), o homem apresentou condutas inadequadas e surtos, causados possivelmente pelo uso contínuo de substância psicoativa.

Segundo a promotora Luciana Bergamo, em atendimento com uma assistente social o conselheiro teria admitido fazer uso de metanfetamina. Diante da profissional, ele teria demonstrado raciocínio desorganizado e desconexo, referindo-se a si mesmo como se fosse outra pessoa.

De acordo com a denúncia, o homem teria acusado o pai de uma menina de estar sequestrando a criança, chegando a persegui-lo em via pública. Em outra situação, recusou-se a comparecer a uma delegacia para aplicar medidas de proteção em favor de um adolescente apreendido.

Com o afastamento, decidido nessa segunda-feira (10/4), o pagamento de vencimentos ao homem está suspenso e o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente deverá convocar imediatamente um suplente para assumir o posto.

A Promotoria de Justiça da Infância e Juventude enviou ofícios às secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania e de Saúde, pedindo atendimento ao conselheiro tutelar. As informações são do site do MPSP e o nome do afastado não foi divulgado.

A metanfetamina, segundo especialistas, é uma das drogas mais fáceis de serem sintetizadas. Fabricada no Brasil, geralmente em laboratórios clandestinos, acaba sendo mais nociva, aumentando o risco de desencadear transtornos de pânico e ansiedade.

Trata-se de uma droga estimulante, pois aumenta substâncias como a serotonina, dopamina e noradrenalina no organismo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?