Saiba como pode ficar espera e embarque em carros de app em Congonhas
Proposta de concessionária visa organizar embarque de passageiros em carros de aplicativo no Aeroporto de Congonhas, na zona sul de SP
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O Aeroporto de Congonhas, localizado na zona sul de São Paulo, poderá ter um bolsão de espera para embarque em carros de transportes de aplicativo e uma fila virtual para motoristas que prestam o serviço. O objetivo é organizar o trânsito “caótico” formado nas vias de acesso ao local, uma reclamação frequente dos passageiros.
As medidas foram apresentadas à administração municipal pela concessionária que assumiu o aeroporto em outubro do ano passado, a Aena Brasil. Parte das mudanças estão disponíveis para consulta pública pela Prefeitura de São Paulo até 21 de março, por meio da plataforma Participe+.
O projeto prevê a criação de uma “Zona de Embarque de Aplicativos”, local destinado exclusivamente para os passageiros e motoristas de veículos credenciados nas plataformas de apps — não será permitido o embarque em outros pontos.
O novo bolsão de espera para motoristas de aplicativos deverá ficar localizado na entrada do sítio aeroportuário, próximo ao atual bolsão destinado a táxis credenciados e ao estacionamento de uma locadora de veículos, informou a Aena.
Ainda de acordo com a proposta, a área de espera dos passageiros para embarque nos carros de aplicativos permanecerá no piso inferior, descendo a rampa após a saída do desembarque dos voos.
A proposta também permite que os aplicativos organizem, em suas plataformas, filas virtuais de motoristas, a partir de uma área interna do aeroporto, a fim de evitar congestionamento. A gestão da fila será de responsabilidade dos aplicativos em conjunto com a concessionária, sob fiscalização do poder público municipal.
“Há muitos anos inúmeras são as complicações viárias no Aeroporto de São Paulo/Congonhas (CGH)”, diz a prefeitura no documento. A proposta é “ordenar os pontos de embarques de pessoas, desafogar o intenso tráfego concentrado em determinados locais, disciplinar os vários modais de transportes existentes, aprimorar as sinalizações de trânsito e auxiliar nas fiscalizações públicas”, explica a administração municipal.
Além disso, a Aena irá aprimorar a sinalização do meio-fio “com o objetivo de facilitar o encontro entre motoristas e passageiros”, diz a concessionária. Entre as ações previstas, estão a instalação de novos painéis com indicação das vagas e reforço na equipe para orientação aos passageiros e motoristas.