SP abre concurso para professores que querem mudar local de trabalho
Depois de 4 anos, professores da rede pública de ensino em São Paulo poderão solicitar transferência de unidade; Inscrições abrem em maio
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O edital do novo concurso para realocação dos professores no ensino público será publicado nos próximos dias pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). O projeto será exclusivo para profissionais efetivos – titulares contratados por concursos públicos – de 91 Diretorias Regionais de Ensino. É a primeira vez que uma seleção desse tipo é realizada nos últimos quatro anos.
O programa será destinado aos profissionais atuantes no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, número que, atualmente, supera a casa dos 85 mil em São Paulo. Poderão ser feitas solicitações por motivo de união de cônjuge (civil ou estável) e por títulos (aperfeiçoamento, especialização, mestrado e doutorado). Em caso de empate, serão considerados para decisão critérios como o tempo de trabalho no serviço público, número de filhos e idade.
O secretário de educação, Renato Feder, afirmou que planeja estender o edital para profissionais de outras áreas: “O concurso de remoção para professores é um pedido da rede. O último processo para a categoria foi realizado há quatro anos. No início do ano, finalizamos a seleção das equipes do quadro de apoio escolar. Em breve, vamos organizar o concurso também para profissionais de outras funções”.
As inscrições serão realizadas de forma on-line e devem ser abertas entre os dias 15 e 24 de maio, segundo o cronograma do governo. Os resultados das solicitações serão divulgados até o dia 30 de julho. A expectativa da Secretaria de Educação é que os profissionais contemplados pelo edital já participem do ano letivo de 2025 nos novos endereços.