metropoles.com

Complexo Esportivo do Ibirapuera: obras do Exército geram divergências

Após o Iphan aprovar o tombamento definitivo da área, a Prefeitura de SP emitiu alvará para construção de um prédio de 14 andares no entorno

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GESP/Polícia Federal/Divulgação
Complexo Esportivo do Ibirapuera - Metrópoles
1 de 1 Complexo Esportivo do Ibirapuera - Metrópoles - Foto: GESP/Polícia Federal/Divulgação

São Paulo – Apesar de o Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, também conhecido como Complexo Esportivo do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, ter sido tombado definitivamente, o Exército começou a fazer obras no entorno da área. A Prefeitura de São Paulo permitiu que os militares ergam um prédio de 14 andares na região, com 42 metros e mais de 70 unidades residenciais.

Em 12 de novembro, o centro recebeu o título de Patrimônio Cultural Brasileiro por unanimidade pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Segundo o colegiado, a altura máxima liberada para construções na área é de 15 metros.

4 imagens
No entanto, a Prefeitura de São Paulo autorizou que o Exército construa um edifício de 14 andares no entorno do centro esportivo
O tombamento ainda não foi homologado
O Iphan notificou a Prefeitura Municipal de São Paulo, em 9 de dezembro, sobre o tombamento definitivo
1 de 4

O Complexo Esportivo do Ibirapuera foi

Iphan-SP/Divulgação
2 de 4

No entanto, a Prefeitura de São Paulo autorizou que o Exército construa um edifício de 14 andares no entorno do centro esportivo

Iphan-SP/Divulgação
3 de 4

O tombamento ainda não foi homologado

Iphan-SP/Divulgação
4 de 4

O Iphan notificou a Prefeitura Municipal de São Paulo, em 9 de dezembro, sobre o tombamento definitivo

Iphan-SP/Divulgação

Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera em fase de homologação

Procurado pelo Metrópoles, o Iphan informou que, como em qualquer caso definitivo, a conformidade do processo será analisada juridicamente para que então o tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera seja homologado. Além disso, assegurou que notificou a Prefeitura de SP, em 9 de dezembro, de que qualquer intervenção na área deve ser avaliada pelo instituto federal.

“O Instituto ressalta que não houve autorização para a referida obra e que exerce poder fiscalizatório sobre os bens tombados, de forma a assegurar sua integridade e, assim, preservar o valor cultural, finalidade principal do tombamento. Importante reforçar que o tombamento definitivo não incide sobre o modelo de gestão do bem nem sobre sua propriedade”, destacou a autarquia.

Alvará da Prefeitura de SP

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) confirmou que recebeu a notificação do Iphan. “A Prefeitura está elaborando a resposta ao órgão, considerando a ausência de manifestação técnica que justifique a alteração da área de tombamento do entorno”, argumentou, em nota.

A gestão municipal justificou ainda que o alvará para as obras no complexo esportivo foi emitido regularmente. “A comunicação do tombamento não considera a conclusão de todos os processos administrativos exigidos para sua efetivação”, completou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?