metropoles.com

Como funciona a pontuação do Provão Paulista aplicado esta semana

Primeiras etapas do Provão Paulista serão aplicados para alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio nesta segunda e terça-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Seduc SP
ensino-medio-sp
1 de 1 ensino-medio-sp - Foto: Divulgação/Seduc SP

São Paulo — Alunos do 1º e 2º ano do ensino médio da rede pública de São Paulo realizam, entre esta segunda (11/11) e terça-feira (12/11), o Provão Paulista Seriado, que dá acesso às universidades estaduais. A pontuação da prova será somada e contabilizada para aprovação no vestibular quando os estudantes concluírem o ensino médio.

Este ano, os alunos dos primeiros anos do ensino médio fazem a prova de múltipla escolha em dois dias de aplicação, com quatro horas de duração e 45 questões cada. No primeiro dia, os alunos serão avaliados nas disciplinas de linguagens e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No segundo, matemática e suas tecnologias e ciências humanas e sociais aplicadas.

Contabilização das notas

Posteriormente, a nota obtida na prova de múltipla escolha será somadas na pontuação final, usada para a aprovação no vestibular, conforme a regra:

Para estudantes que estão na 2º ano, o resultado na prova de múltipla escolha deste ano vale 25% da pontuação total
Para estudantes que estão no 1º ano, o resultado na prova de múltipla escolha deste ano vale 15% da pontuação total

Quando esses estudantes chegarem ao 3º ano, a pontuação que eles obtiverem na prova de múltipla escolha terá peso de 40% e, de redação, de 20%, comando, assim, a nota final.

Para que serve o Provão Paulista Seriado?

O Provão Paulista é destinado exclusivamente a estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública. Ele dá acesso a vagas nas principais universidades públicas do estado de São Paulo, como a Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Tecnologia (Fatec) e Universidade Virtual do estado de São Paulo (Univesp).

Os alunos não são obrigados a participar do vestibular seriado, mas o processo é obrigatório para quem deseja dar continuidade no processo seletivo nos próximos anos. A Secretaria de Educação estima que cerca de 898 mil estudantes da rede pública devem realizar a avaliação. Este ano, o teste já foi aplicado para os alunos do  3º ano nos dias 30 e 31 de outubro.

O que pode levar no dia da prova?

É preciso que o estudante leve um documento oficial com foto, não podendo ser xerox e, se for digital, deve ser apresentado no aplicativo oficial da documentação e uma caneta preta ou azul de corpo transparente.

É permitido levar lápis e borracha para os rascunhos, mas a folha de resposta deve ser preenchida com a caneta

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?