Como funciona a pontuação do Provão Paulista aplicado esta semana
Primeiras etapas do Provão Paulista serão aplicados para alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio nesta segunda e terça-feira
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Alunos do 1º e 2º ano do ensino médio da rede pública de São Paulo realizam, entre esta segunda (11/11) e terça-feira (12/11), o Provão Paulista Seriado, que dá acesso às universidades estaduais. A pontuação da prova será somada e contabilizada para aprovação no vestibular quando os estudantes concluírem o ensino médio.
Este ano, os alunos dos primeiros anos do ensino médio fazem a prova de múltipla escolha em dois dias de aplicação, com quatro horas de duração e 45 questões cada. No primeiro dia, os alunos serão avaliados nas disciplinas de linguagens e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No segundo, matemática e suas tecnologias e ciências humanas e sociais aplicadas.
Contabilização das notas
Posteriormente, a nota obtida na prova de múltipla escolha será somadas na pontuação final, usada para a aprovação no vestibular, conforme a regra:
Para estudantes que estão na 2º ano, o resultado na prova de múltipla escolha deste ano vale 25% da pontuação total
Para estudantes que estão no 1º ano, o resultado na prova de múltipla escolha deste ano vale 15% da pontuação total
Quando esses estudantes chegarem ao 3º ano, a pontuação que eles obtiverem na prova de múltipla escolha terá peso de 40% e, de redação, de 20%, comando, assim, a nota final.
Para que serve o Provão Paulista Seriado?
O Provão Paulista é destinado exclusivamente a estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública. Ele dá acesso a vagas nas principais universidades públicas do estado de São Paulo, como a Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Tecnologia (Fatec) e Universidade Virtual do estado de São Paulo (Univesp).
Os alunos não são obrigados a participar do vestibular seriado, mas o processo é obrigatório para quem deseja dar continuidade no processo seletivo nos próximos anos. A Secretaria de Educação estima que cerca de 898 mil estudantes da rede pública devem realizar a avaliação. Este ano, o teste já foi aplicado para os alunos do 3º ano nos dias 30 e 31 de outubro.
O que pode levar no dia da prova?
É preciso que o estudante leve um documento oficial com foto, não podendo ser xerox e, se for digital, deve ser apresentado no aplicativo oficial da documentação e uma caneta preta ou azul de corpo transparente.
É permitido levar lápis e borracha para os rascunhos, mas a folha de resposta deve ser preenchida com a caneta