metropoles.com

Comando da SSP volta à capital paulista após 13 dias no litoral de SP

Gabinete da SSP volta nesta segunda, 13 dias após transferência para litoral em onda de violência; 28 foram mortos desde 26 de janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Sergio Barzaghi/Governo de SP
Foto colorida de Guilherme Derrite, secretário da Segurança Pública (SSP) de São Paulo - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Guilherme Derrite, secretário da Segurança Pública (SSP) de São Paulo - Metrópoles - Foto: Sergio Barzaghi/Governo de SP

São Paulo — O gabinete da Secretaria da Segurança Pública (SSP) voltou à capital paulista nesta segunda-feira (19/2), 13 dias após ser transferido para Santos, no litoral de SP. A mudança aconteceu logo após a morte do soldado das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) Samuel Wesley Cosmo, e 2 de fevereiro, e do cabo José Silveira dos Santos.

A Operação Escudo desencadeada na Baixada Santista em 26 de janeiro deste ano já deixou 28 mortos em supostos confrontos com a Polícia Militar (PM) e tem sido alvo de críticas de diversas entidades, que protocolaram petição na Organização das Nações Unidas (ONU) apontando ilegalidades e desrespeito aos direitos humanos.

A SSP não admite, nem mesmo, que a atual operação é uma Escudo, adotada após a morte de policiais. Para o governo, oficialmente, ela é chamada de terceira fase da Operação Verão.

No ano passado, a Operação Escudo deflagrada após a morte do soldado da Rota Patrick Bastos Reis, em julho, terminou 40 dias depois com 28 mortos. A ação também foi alvo de uma série de críticas e suspeitas de violência por parte dos PMs.

Ao anunciar o retorno do gabinete para a capital paulista, o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, disse que a operação continuará na Baixada Santista, com reforço no efetivo.

Segundo a SSP, durante a chamada Operação Verão, 681 pessoas foram presas, sendo 254 delas procuradas pela Justiça.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?