metropoles.com

Com viagem de Nunes, bispo licenciado da Universal assume prefeitura

Por causa de regras da lei eleitoral, vereador Atílio Francisco (Republicanos) exercerá o cargo de prefeito de São Paulo temporariamente

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/TV Câmara
foto colorida do vereador de SP Atílio Francisco (Republicanos), bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus - Metrópoles
1 de 1 foto colorida do vereador de SP Atílio Francisco (Republicanos), bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus - Metrópoles - Foto: Reprodução/TV Câmara

São Paulo — Com a viagem de Ricardo Nunes (MDB) para o Vaticano, na tarde dessa segunda-feira (13/5), o vereador Atílio Francisco (Republicanos), bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus, assumiu a Prefeitura de São Paulo. Ele ficará no cargo até quinta-feira (16/5).

É a primeira vez que São Paulo tem um líder evangélico como prefeito, ainda que temporariamente. Ele assumiu o posto por ser o segundo vice-presidente da Câmara Municipal. Como não há vice-prefeito e a regra eleitoral impede que candidatos às eleições deste ano exerçam o cargo, a responsabilidade recaiu sobre Atílio.

Houve um impasse na linha sucessória antes que o nome do vereador do Republicanos fosse confirmado. O primeiro candidato natural seria Milton Leite (União Brasil), atual presidente da Câmara.

Ele pediu licença entre os dias 9 e 17 para não ter que assumir o cargo — embora já tenha declarado que pretende disputar a vaga de vice na chapa de Nunes este ano, a estratégia também permitirá que ele seja candidato à reeleição.

Depois de Leite, o segundo na linha sucessória seria o primeiro vice-presidente da Casa, vereador João Jorge (MDB). Ele também deseja concorrer à reeleição este ano e pediu licença do mandato. Jorge viajou no domingo (12/5) para a Colômbia para conhecer um modelo de ônibus BRT.

Pela lei eleitoral, candidatos não podem ocupar cargos no Executivo seis meses antes do primeiro turno das eleições. Atílio, terceiro na linha sucessória e sem pretensão de se candidatar este ano, assumiu, assim, a Prefeitura.

A dança das cadeiras na Câmara também fez com que a Casa passasse a ser presidida por um vereador da oposição: Alessandro Guedes, primeiro secretário da Mesa Diretora, é o primeiro petista a assumir o cargo desde 2016.

Viagem ao Vaticano

Ricardo Nunes foi ao Vaticano a convite papa Francisco para participar, junto com outras lideranças mundiais, de uma semana de eventos ligados à preservação ambiental.

Segundo a Prefeitura, Nunes terá uma audiência com Francisco na quinta-feira (16/5). No mesmo dia, vai integrar uma mesa redonda em que vai apresentar os exemplos práticos de São Paulo no combate à crise climática. O prefeito reassume os compromissos em São Paulo na sexta-feira (17/5).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?