Com seca e altas temperaturas, SP começa semana sob onda de calor
Onda de calor leva temperaturas a 32°C nesta segunda (19) na capital paulista. Não há previsão de chuvas para os próximos dias
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Após duas semanas de frio intenso, São Paulo deverá ter dias de calor extremo em razão da chegada de uma onda de calor. Desde sexta-feira (16/8), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou grande parte do estado em alerta em razão das altas temperaturas.
O estado de alerta deve durar até 12h desta segunda-feira (19/8) e representa um perigo potencial da saúde. A onda de calor afeta principalmente os litorais sul, norte e as regiões de Bauru, Piracicaba, Marília, Vale do Paraíba e a Grande São Paulo.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE), os termômetros devem chegar aos 32°C na tarde desta segunda-feira (19/8), sem previsão de chuva. Os menores índices de umidade se aproximam dos 20%.
O calor e o tempo seco na capital devem se manter pelo menos até a próxima quinta-feira (22/8). Isso porque a grande massa de ar seco que cobre a região Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil causa um bloqueio atmosférico.
O CGE alerta para o cuidado extra nos momentos mais quentes do dia, com temperatura máxima superior a 30°C, e umidade do ar abaixo dos 30%. De acordo com o centro, essas condições facilitam a propagação de incêndios e queimadas, e aumentam a concentração de poluição atmosférica.