metropoles.com

Com propostas para turbinar remunerações, TJSP elege novo presidente

Em eleição marcada por pautas sobre penduricalhos a juízes, TJSP elegeu nesta 4ª feira o atual corregedor Fernando Garcia como presidente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Alesp
Foto colorida do desembargador Fernando Garcia, do TJSP - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do desembargador Fernando Garcia, do TJSP - Metrópoles - Foto: Divulgação/Alesp

São Paulo — O corregedor Fernando Antonio Torres Garcia foi eleito nesta quarta-feira (8/11) presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) para o biênio 2024-2025. Ele tomará posse em janeiro.

Garcia recebeu 199 votos contra 155 do atual vice-presidente Guilherme Strenger. A Corregedoria ficará com Francisco Eduardo Loureiro, que foi candidato único.

Durante as eleições, os candidatos se fecharam a abordagens da imprensa e os debates foram restritos aos desembargadores. As propostas que vieram a público se concentravam em pautas corporativas da magistratura, especialmente aquelas que dizem respeito às remunerações dos juízes.

Como mostrou o Metrópoles, Strenger fez um comunicado aos colegas em que prometia a “melhoria da condição financeira” dos magistrados. A proposta envolvia o pagamento, por exemplo, de créditos devidos por decisões judiciais.

Como mostrou o jornal Folha de S.Paulo e confirmou o Metrópoles, Garcia não foi diferente, e promoteu um incremento, por exemplo, do auxílio-acervo aos seus pares. Em uma proposta semelhante à de seu concorrente, o desembargador afirmou que aumentaria o benefício de 10% para um terço da remuneração.

Ainda na tarde desta quarta-feira, o TJSP também escolherá o vice-presidente, em uma votação de segundo turno, que opõe Artur Barretta da Silveira a Luis Francisco Aguilar Cortez.

O primeiro turno da eleição para os cargos de direção e cúpula do TJSP e da Escola Paulista da Magistratura começou nesta quarta-feira, à meia noite, e foi até o meio dia.
O resultado foi anunciado logo após o período de votação, no Palácio da Justiça, com a presença de muitos integrantes do Tribunal Pleno, juízes, servidores e público em geral.
Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente do TJSP, desembargador Ricardo Anafe, auxiliado pelo decano do TJSP, desembargador José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino, e pelos presidentes das Seções de Direito Público e Criminal, desembargadores Wanderley José Federighi e Francisco José Galvão Bruno, respectivamente.
Foram 357 votos de desembargadores no primeiro turno das eleições. Também foram escolhidos os presidentes das seções temáticas de direito privado, público e criminal.

Quem é o presidenet eleito do TJSP

Fernando Antonio Torres Garcia é formado na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP) e entrou para a magistratura em 1983.  Ele foi presidente da Seção de Direito Criminal do TJSP no biênio 2018-2019. Atualmente, é o corregedor-geral da Justiça paulista (biênio 2022-2023).

Também formado na USP, o próximo corregedor, Francisco Loureiro, se tornou magistrado em 1985, e desembargador em 2011. Ele foi diretor da Escola Paulista da Magistratura.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?