metropoles.com

Com obesidade grave, modelo de 217 kg dá à luz após parto delicado

Com obesidade grau 3, a modelo Jhuly Amorim Santana, de 35 anos, deu à luz o pequeno Raí em parto na Maternidade Cachoeirinha

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes Sociais
Parto de Jhuly Amorim, paciente com obesidade grave
1 de 1 Parto de Jhuly Amorim, paciente com obesidade grave - Foto: Reprodução/Redes Sociais

São Paulo – Em parto delicado, a modelo plus size Jhuly Amorim Santana, de 35 anos, que pesa 217 quilos e tem obesidade grave, deu à luz um menino na madrugada de sexta-feira (20/1), na cidade de São Paulo.

Chamado Raí, o bebê veio ao mundo às 0h03, com 49 centímetros de altura e pouco mais de três quilos. O parto foi realizado no Hospital Municipal Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva, a Maternidade Cachoeirinha, na zona norte da capital paulista.

Parto de Jhuly Amorim, paciente com obesidade grave
Parto de Jhuly Amorim, paciente com obesidade grave

A cesárea de Jhuly durou cerca de 1h30 e contou com equipe médica composta por 15 pessoas, por causa dos riscos envolvidos na cirurgia. Após o parto, Raí seguiu para o berçário neonatal e permaneceu em observação por algumas horas.

Com índice de massa corporal de 77 kg/m², a paciente tem obesidade grau 3, de acordo com critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS), quadro com maior risco de complicações, como embolia, trombose ou hemorragia para a gestante.

“O parto foi um sucesso e isso se deve à preparação que foi feita para assistir a mãe e o bebê. Contamos com uma equipe robusta e os equipamentos necessários para garantir um procedimento até então inédito para todos nós”, relata a obstetra Sigrun Weinketz.

Preparação

Jhuly também passou por orientação médica antes da cirurgia. “Eu fiz o pré-natal de alto risco na rede municipal e fui muito bem assistida. Como eu estava com diabetes gestacional, passei por uma reeducação alimentar e fiz o controle da glicemia com insulina”, diz a modelo.

Parto de Jhuly Amorim, paciente com obesidade grave
Parto de Jhuly Amorim, paciente com obesidade grave

Segundo conta, a primeira filha nasce prematura, com apenas 1,5 quilo, mas agora não enfrentou nenhuma complicação com o caçula.

“Raí nasceu na 38ª semana e sem nenhum problema de saúde. Quando sair do hospital, vou contar sobre o parto no meu canal do YouTube”.

A Maternidade Cachoeirinha completou 50 anos em dezembro de 2022 e é considerada referência de saúde da mulher no serviço público municipal. Em média, a unidade realiza 500 partos por mês.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?