metropoles.com

Com mulher cotada a vice, Haddad sinaliza empenho na campanha de Boulos

Aliados de Guilherme Boulos dizem que ministro Fernando Haddad deve ter papel fundamental na campanha, que pode ter Ana Estela como vice

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Valter Campanato/Agência Brasil
Imagem colorida de Ana Estela Haddad, mulher branca, de cabelos castanhos na atura do ombro, de blazer beje e blusa decotada marrom. Ela está de frente para um microfone, com TVs ao fundo, no que parece ser um estúdio de um programa de entrevistas - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Ana Estela Haddad, mulher branca, de cabelos castanhos na atura do ombro, de blazer beje e blusa decotada marrom. Ela está de frente para um microfone, com TVs ao fundo, no que parece ser um estúdio de um programa de entrevistas - Metrópoles - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

São Paulo — O entorno do deputado federal Guilherme Boulos (PSol), pré-candidato à Prefeitura de São Paulo nas eleições do ano que vem, tem comemorado nos bastidores a disposição do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), em ajudar na campanha de 2024.

Segundo aliados de Boulos, Haddad sinalizou que está disposto a subir no palanque do deputado do PSol e a participar da propaganda eleitoral do aliado, que já conta com apoio expresso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e lidera as pesquisas de intenção de voto.

Boulos enfrenta resistência de uma ala do PT da capital paulista, que quer lançar candidato próprio. Haddad tem defendido que o acordo feito por Lula em 2022 seja cumprido pelo partido — na ocasião, Boulos desistiu de concorrer ao governo do estado para apoiar a candidatura do atual ministro da Fazenda.

Integrantes do PSol enxergam na disposição de Haddad um desejo do ministro de que a sua mulher, Ana Estela Haddad (na foto em destaque), atual secretária nacional de Saúde Digital, seja indicada ao cargo de vice-prefeita na chapa de Boulos.

No arranjo costurado até aqui para as eleições municipais, o PSol já avisou que a vaga de vice na chapa de Boulos é do PT e que, por parte do partido, não há nenhum nome petista previamente vetado.

Os petistas começaram a discutir neste mês as perspectivas para a eleição de 2024. Até o momento, há apenas um único nome discutido abertamente, a deputada federal Juliana Cardoso. Ex-vereadora da capital, ela tem base eleitoral na zona leste e entre servidores e entidades sociais ligadas a Saúde e Educação, mas é pouco conhecida da maioria do eleitorado.

O nome de Ana Estela, contudo, já vem circulando entre petistas e psolistas desde o fim do primeiro bimestre. O sobrenome Haddad a fortalece em uma eventual disputa interna. Por ora, auxiliares do ministro da Fazenda refutam a indicação. Argumentam que a secretária está “muito bem” em Brasília, trabalhando ao lado da ministra da Saúde, Nísia Trindade.

A preocupação com a imagem eleitoral de Ana Estela, porém, é algo presente no entorno de Haddad desde a eleição passada, quando o ministro disputou o governo estadual e foi derrotado por Tarcísio de Freitas (Republicanos). Entre o primeiro e o segundo turno da disputa, a campanha do petista destacou um funcionário para cuidar exclusivamente das redes sociais da professora.

De perfil mais discreto, Ana Estela sempre participou das campanhas eleitorais do marido, como nas disputas à Prefeitura em 2012 — única que ele venceu — e 2016, e na corrida presidencial de 2018. No entanto, somente no ano passado é que a imagem dela foi explorada de forma mais independente, com a realização de agendas próprias.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?