Com mais tempo no ar, Nunes lidera entre os que se informam pela TV
Pesquisa Quaest mostra que Nunes tem 34% das intenções entre eleitores que se informam pela TV. Boulos tem 22%; Datena, 11%; e Marçal, 8%
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Levantamento Quaest sobre as eleições na cidade de São Paulo, publicado nessa quarta-feira (11/9), indicou que o prefeito Ricardo Nunes (MDB) foi o candidato que mais cresceu entre os eleitores que se informam pela TV.
Em relação à última pesquisa, publicada em 28 de agosto — antes do início da propaganda obrigatória —, Nunes oscilou de 24% das intenções de votos nesse recorte para 34%. O candidato possui mais da metade do tempo total de televisão e rádio destinado ao programa eleitoral, com 6 minutos e 30 segundos.
Com 2 minutos e 22 segundos no ar, o segundo maior tempo no ar, Guilherme Boulos (PSol) foi de 18% para 22% das intenções de voto nesse público. José Luiz Datena (PSDB), que tem 35 segundos, oscilou negativamente, de 19% para 11%, enquanto Tabata Amaral (PSB), com 30 segundos, foi de 4% para 8%.
O influencer Pablo Marçal (PRTB), que não tem acesso à propaganda eleitoral obrigatória, também oscilou negativamente entre os eleitores que se informam pela TV, caindo de 12% para 8% nas intenções de voto.
A margem de erro da pesquisa mais recente é de 5 pontos percentuais para cima e para baixo. A Quaest entrevistou presencialmente 1,2 mil eleitores de São Paulo, entre os dias 8 e 10 de setembro. O nível de confiança é de 95% e a pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número SP-09089/2024.
Estratégia na TV
O início da propaganda eleitoral e o crescimento de Ricardo Nunes entre os que se informam pela televisão podem ter ajudado o atual prefeito da cidade a frear a queda nas intenções de votos.
No levantamento Quaest do início de agosto, Nunes havia oscilado negativamente de 21% das intenções de voto gerais, que obteve em julho, para 19%. Já na pesquisa publicada nessa quarta-feira (11/9), o prefeito apareceu com 24%.
O candidato tem usado a televisão para divulgar os feitos da sua gestão e atacar outros candidatos com que está empatado na liderança. Nessa estratégia, a campanha de Nunes tem mirado principalmente Marçal, chegando a usar na TV um vídeo com o governado Tarcísio de Freitas (Republicanos) dizendo que o influencer “é a porta de entrada para Boulos“.
Boulos, por sua vez, tem usado o tempo na televisão para contrapor informações negativas a seu respeito, divulgar suas propostas da cidade, e atacar seus competidores — em especial, o prefeito Ricardo Nunes. Nesta quinta-feira (12/9), o candidato levou à rádio um áudio em que o atual prefeito é acusado de envolvimento com a chamada Máfia das Creches.
Pelo levantamento da Quaest, o deputado federal do PSol saiu de 22% para 21% das intenções de voto após o início da propaganda eleitoral.