metropoles.com

Com fim do isolamento social, divórcios caem 13% em SP

Entre janeiro e novembro de 2022 foram 5.078 casos e no mesmo período do ano anterior 5.846; estado e país seguem mesma tendência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rubberball/Mike Kemp/Getty Images
bolo de casamento partido ao meio indicando um divórcio
1 de 1 bolo de casamento partido ao meio indicando um divórcio - Foto: Rubberball/Mike Kemp/Getty Images

São Paulo – O isolamento social imposto durante a pandemia da Covid-19 provocou o aumento de divórcios em todo o Brasil. Os dados foram catapultados com o auxílio de uma plataforma virtual, lançada durante o período em que as pessoas precisavam ficar confinadas para evitar a disseminação do coronavírus.

Com o relaxamento gradativo das medidas restritivas, até a sua extinção, no fim de 2021, por conta do início da vacinação, ocorreu o inverso: o número de fins de relacionamentos diminuiu.

Dados exclusivos obtidos pelo Metrópoles indicam que, na capital paulista, foram registrados 5.078 divórcios entre janeiro e novembro de 2022. No mesmo período do ano anterior, durante o isolamento, foram 5.846, o que representa uma queda de 13%.

O número de divórcios no ano passado também foi inferior ao registrado em 2020, primeiro ano da pandemia, quando o isolamento social imperava. Entre janeiro e novembro daquele ano, foram 5.129 divórcios.

Para Daniel Paes de Almeida, presidente do Colégio Notarial do Brasil/Conselho Federal (CNB/CF), dois pontos contribuíram para o aumento de divórcios na pandemia.

“O primeiro foi o isolamento social que fez com que relacionamentos que já não estavam bem chegassem ao final. O segundo foi o lançamento da plataforma e-Notariado. Ela permitiu a prática de diversos atos notariais em meio eletrônico, inclusive a escritura de divórcio, sem a necessidade de estar lado a lado com o ex-companheiro, de forma fácil, rápida e totalmente digital”, pontuou.

Já a queda de registros decorreriam, segundo a entidade, do retorno das famílias à normalidade de suas rotinas de trabalho e estudo.

Os dados mencionados pelo Metrópoles constam na Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados (Censec), administrada pelo CNB/CF. Nela estão reunidas as informações dos 8.354 cartórios do país, responsáveis pelas escrituras públicas, procurações, testamentos, atas notariais, autenticações e reconhecimento de firmas.

6 imagens
Eles se separaram em agosto de 2021
Titi Muller e o filho
Titi e Tomás são pais de Benjamim
Titi Müller
Titi Mullër
1 de 6

Titi Müller e Tomás Bertoni

Reprodução/Instagram
2 de 6

Eles se separaram em agosto de 2021

Reprodução/Instagram
3 de 6

Titi Muller e o filho

Reprodução
4 de 6

Titi e Tomás são pais de Benjamim

Internet/Reprodução
5 de 6

Titi Müller

Reprodução/Instagram
6 de 6

Titi Mullër

Reprodução/Instagram

 

No meio das estatísticas de 2021 estão a apresentadora Titi Mülller e Tomás Bertoni, guitarrista e fundador da Banda Scalene.

Ambos terminaram o casamento de quase dois anos em agosto de 2021, após começarem a conviver diariamente confinados, por causa do isolamento social.

“Imagina pegar uma apresentadora de programa de viagem e um músico, que rodava o Brasil inteiro, e trancar em um apartamento com um bebê. Foi tipo engaiolar bicho solto”, explicou Titi na ocasião.

Estado e Brasil

Segundo os dados da Censec, tanto o estado de São Paulo como o Brasil seguem a tendência de queda nos divórcios, após o fim do isolamento social.

Em São Paulo, foram 18.041 casos entre janeiro e novembro de 2021, ante 16.501 no mesmo período de 2022, queda de 8,5%. No país, foram respectivamente 76.671 e 68.703 (-10,3%).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?