metropoles.com

Com FHC, almoço em SP vai reunir “pais” e “padrinhos” do Plano Real

Almoço foi organizado por Andrea Matarazzo para promover encontro de FHC com economistas e políticos que contribuíram com o Plano Real

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Foto colorida do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Ele tem cabelos brancos e usa óculos - metrópoles
1 de 1 Foto colorida do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Ele tem cabelos brancos e usa óculos - metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

São Paulo — Um almoço com 40 convidados em um charmoso restaurante francês no centro de São Paulo deve reunir nesta segunda-feira (7/8) “pais” e “padrinhos” do Plano Real, que completou 29 anos em julho.

A presença mais aguardada é a do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC), de 92 anos, que está mais recluso desde que recebeu o diagnóstico de herpes-zóster, doença infecciosa que causa lesões na pele, e fraturou o fêmur no ano passado.

O encontro é organizado pelo ex-ministro e ex-vereador Andrea Matarazzo. Além de FHC, que foi ministro da Fazenda do governo Itamar Franco, quando a atual moeda brasileira foi lançada, em 1994, outros ícones do Plano Real são aguardados no almoço, como os economistas Pérsio Arida e André Lara Resende.

Foram convidados ainda ex-ministros, ex-parlamentares e autoridades que atuaram no período de transição da moeda. Entre eles estão Michel Temer, Nelson Jobim, José Serra, Aloysio Nunes, Jorge Bornhausen, Celso Lafer e José Roberto Mendonça de Barros.

O convite também foi feito ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e ao vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que não haviam confirmado presença até o domingo (6/8).

O Plano Real marcou o fim de um dos períodos de maior instabilidade econômica e monetária do Brasil, e tinha como principal objetivo controlar a inflação, que chegou a ultrapassar os quatro dígitos na época.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?