Com crime em alta, estado de SP registra um furto a cada 52 segundos
Segundo dados do governo Tarcísio de Freitas, estado de SP registrou 50.660 casos de furto em outubro; já os roubos estão em queda
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Com um caso por minuto, as ocorrências de furto subiram pelo segundo mês consecutivo no estado de São Paulo. Já os registros de roubo, quando o crime é praticado com emprego de violência, voltaram a cair e chegaram à sétima melhora consecutiva no indicador.
As estatísticas criminais de São Paulo referentes ao mês de outubro de 2023 foram divulgadas nesta segunda-feira (27/11) pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos). A análise já considera a revisão dos dados do ano passado promovida pela atual gestão.
Os números oficiais da Secretaria da Segurança Pública (SSP) mostram que a quantidade de furtos saltou de 49.288 casos, em outubro de 2022, para 50.660, no mesmo período deste ano – o equivalente a um registro a cada 52 segundos no estado. O aumento é de 2,7%. Em dez meses, esta é a sétima vez que o crime piora.
Tradicionalmente, celulares e documentos são os objetos mais furtados pelos criminosos. Em um vídeo que viralizou nas redes sociais (veja acima), um taxista de São Paulo chegou a flagrar três furtos de celulares no intervalo de uma hora na Rua Frei Caneca, no centro da capital, em 22 de outubro.
Roubos
Por sua vez, o número de roubos recuou 10,2% em São Paulo. Foram 19.295 ocorrências em outubro de 2023, ante 21.501 no mesmo período do ano passado.
Entre as modalidades de assaltos, houve 3.333 roubos de veículos, 489 de carga e nenhum ataque a banco notificado. Em outubro de 2022, esses índices eram de, respectivamente, 3.982, 488 e um caso.
Uma das ocorrências foi registrada dentro da paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, em Limeira, no interior, no dia 30 de outubro. Na ocasião, um criminoso invadiu a igreja e rendeu uma mulher que estava sentada em um dos bancos.
As câmeras de segurança do local mostram que o bandido abordou a mulher, vasculhou a bolsa dela, levando o celular e a carteira. Na saída, ele fugiu de bicicleta.