Com chuvas fortes e moderadas, SP entra em alerta para alagamentos
Massa de ar quente e úmido provoca instabilidade em diversas regiões da capital. Deslocamento lento da massa de ar pode provocar enchentes
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Bairros das zonas oeste, sul e central de São Paulo registram chuvas fortes e moderadas na tarde deste sábado (2/11). Toda a cidade entrou em estado de alerta para alagamentos às 13h45, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas.
Segundo o órgão ligado à prefeitura, a chuva é consequência de áreas de instabilidade formadas por massas de ar quente e úmido, e o deslocamento lento da massa de ar vai potencializar a formação de alagamentos.
O tempo segue instável até o fim da tarde, e as todas as regiões da capital paulista e municípios vizinhos poderão ter chuva até porque novas áreas estão se formando nos arredores da Grande São Paulo e no interior, principalmente nas regiões de Jundiaí, São Roque e Campinas.
Na tarde dessa sexta-feira (2/11), a Defesa Civil estadual divulgou um comunicado em que faz um alerta sobre chuvas moderadas.
Segundo o órgão, as precipitações são decorrência do calor gerado ao longo do dia somado à umidade vinda do oceano e da Amazônia que sopra em direção ao Sudeste — e que geram pontos de instabilidade em algumas regiões do estado com possibilidade de chuva moderada.
Temporal e apagão
Um temporal, ocorrido no dia 11 de outubro, provocou destruição e mortes na capital, Grande São Paulo e também no interior do Estado. Após a tempestade, cerca de 3,1 milhão de imóveis ficaram sem energia elétrica na capital. O apagão provocou caos na cidade e repercutiu ainda na disputa pela Prefeitura de São Paulo — com envolvimento dos governos estadual e federal.
Autoridades dizem o que fazer durante a chuva
- Evite lugares abertos, como praias, campos de futebol e estacionamentos;
- Evite ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d’água e quiosques;
- No momento da chuva mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs;
- Evite tomar banho durante a tempestade;
- Em caso de ventos fortes, tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos;
- Não desafie a força das águas, não tente transpor uma enxurrada ou andar em áreas alagadas;
- Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta;
- Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência.