Com calorão e tempo seco, capital paulista entra em estado de alerta
Com termômetros marcando até 36ºC, cidade de SP enfrenta calorão neste fim de semana e entrou em estado de alerta para altas temperaturas
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Em meio ao calorão e ao tempo muito seco, a Defesa Civil municipal decretou, neste domingo (12/11), estado de alerta para as altas temperaturas na capital paulista.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), órgão vinculado à Prefeitura, a temperatura média na cidade de São Paulo é de 35ºC e a umidade relativa do ar está abaixo de 30%.
Em alguns locais como a Mooca, na zona leste, e Santa Amaro, na zona sul, os termômetros chegam a marcar 36ºC. “O dia vai terminar com sensação de calor e sem previsão de chuva”, diz o CGE.
A tendência é que o cenário se repita nos próximas dias. Nessas condições, o CGE recomenda beber água à vontade, evitar as atividades físicas ao ar livre entre as 10h e as 17h, proteger-se do Sol e usar umidificadores de ar, como toalhas molhadas, recipientes com água e vaporizadores.
Previsão
O órgão municipal prevê que a segunda-feira (13/11) será de sol, poucas nuvens e temperaturas elevadas. A temperatura varia entre 23°C, na madrugada, e até 37°C à tarde. Já a umidade do ar pode baixar para 20%.
A terça-feira (14/11) também deve ser de calor. Os termômetros oscilam entre 22°C, ao amanhecer, e 37°C, no meio da tarde.
“Há potencial para pancadas isoladas de chuva entre o meio e o fim da tarde. Essas precipitações serão rápidas, mal distribuídas e de baixo volume acumulado”, diz o CGE.
O calorão é provocado por uma massa de ar quente e seco que cobre a região Sudeste.