metropoles.com

Nunes desapropria 10% da área de SP para preservação; veja lista

Nunes havia prometido decreto que desapropria 10% do território de SP para criação de áreas de preservação para o aniversário da cidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
foto colorida do prefeito Ricardo Nunes no velório do empresário Abilio Diniz, em SP - Metrópoles
1 de 1 foto colorida do prefeito Ricardo Nunes no velório do empresário Abilio Diniz, em SP - Metrópoles - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo — O prefeito Ricardo Nunes (MDB) assinou, nesta quarta-feira (21/2), o decreto que desapropria um conjunto de terrenos que, somados, equivalem a 10% do território total da cidade para a criação de áreas de preservação ambiental. A lista pode ser conferida abaixo.

Nunes vinha falando dessa iniciativa desde o começo do ano, e chegou a prometer que a assinatura do decreto sairia no aniversário da capital, 25 de janeiro. Entretanto, ações correlatas à criação das novas áreas de preservação, como um novo sistema de monitoramento, não tinham ficado prontas a tempo.

A versão final do decreto incluiu 32 áreas, que somam 162 km² — inicialmente, os estudos da Prefeitura previam a desapropriação de 150 km², em 17 pontos. São Paulo tem pouco mais de 1.500 km² de área total. Com a inclusão desses novos espaços verdes, “a cidade passará a ter 36,97% de seu território em parques e unidades de conservação”, segundo a Prefeitura.

Os locais escolhidos já eram áreas verdes, que estavam em diferentes estágios de preservação. Agora, como unidades de conservação, a Prefeitura busca garantir que elas sejam preservadas “ad aeternum”, segundo Nunes.

O decreto assinado nesta quarta não representa a criação automática dos parques e áreas de conservação nos locais abrangidos pela medida.

“Com a publicação dos decretos, serão elaborados os documentos técnicos fundiários para, então, subsidiar o ajuizamento da ação expropriatória, quando caberá ao Poder Judiciário proceder a desapropriação e à Prefeitura indenizar os proprietários. Após esse processo, as áreas passam a ser efetivamente públicas”, informou a Prefeitura, por nota.

Apresentado nesta quarta-feira, o sistema de monitoramento das áreas é estruturado para detectar incêndios na Serra da Cantareira, na zona norte. ” O sistema é dotado de alarme e sensores infravermelhos que captam a elevação de temperatura e fumaça, acionando a central”, disse a Prefeitura. O investimento foi de R$ 4,2 milhões.

Discurso eleitoral

“Hoje, nós temos mais de 50% de área de cobertura vegetal na cidade de São Paulo”, disse o prefeito. No discurso feito após a assinatura do decreto, em uma área verde do bairro Jardim Peri, na zona norte, o prefeito fez uma provocação ao adversário nas eleições deste ano, Guilherme Boulos (PSol).

Nunes afirmou que é preciso preservar áreas de conservação e citou o trabalho da Prefeitura contra loteamentos clandestinos, que seriam patrocinados pelo crime organizado na região das represas da zona sul. Ele comparou essas ações à ocupação feita, em 2014, pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), grupo do qual Boulos foi coordenador e ainda é integrante, na Estrada do M’Boi Mirim, zona sul

“Acabavam com as florestas para fazer loteamento clandestino. Como a gente viu de uma pessoa que hoje, me parece, vai ser candidato a prefeito de São Paulo, que invadiu uma área chamada Nova Palestina na beira da represa”, disse Nunes. “Passados dez anos, só tem 80 lonas lá”, complementou.

O Metrópoles questionou a candidatura de Boulos sobre a declaração do prefeito. O espaço segue aberto a manifestações.

Confira quais são as 32 áreas declaradas de Utilidade Pública:

Parques:

Alto da Mooca – Pe. Benedito M. Cardoso

Aristocrata – ampliação

Billings – Clube Sta. Mônica

Casa Verde – Clube Matarazzo

Cavas de Ouro

Guavirituba

Morro Grande – ampliação

Nascentes do Ribeirão Colônia – Sítio Irma

Riviera Paulista

Unidades de Conservação:

Borda da Cantareira – Engordador

Borda da Cantareira – Santa Maria

Borda da Cantareira – Itaguaçu-Bispo

Borda da Cantareira – Bananal-Canivete

Borda da Cantareira – Tremembé-Fonte Gioconda

Borda da Cantareira – Parada de Taipas

Borda da Cantareira – Barrocada

Borda da Serra do Mar

Borda da Serra do Mar – Núcleo Sítio Curucutu

Cratera de Colônia – ampliação

Embu Mirim

Gramado

Jaceguava – ampliação

Mananciais Paulistanos – Araguava

Mananciais Paulistanos – Billings

Mananciais Paulistanos – Fazenda Castanheiras

Mananciais Paulistanos – Itaim Viterbo

Mananciais Paulistanos – Paiol-Jusa

Mananciais Paulistanos – Paulo Guilguer

Mananciais Paulistanos – Ribeirão Bororé

Pico do Votussununga – Morro do Cruzeiro

RVS Anhanguera – ampliação

Varginha (ampliação)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?