metropoles.com

Com arma em punho, youtuber dos EUA participa de operação da PM em SP

Em vídeo, policial diz que “mortes de criminosos são comemoradas com charutos e cervejas”; PM abriu sindicância e disse que punirá desvios

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/YouTube
O youtuber americano Gen Kimura em viatura da PM de SP - Metrópoles
1 de 1 O youtuber americano Gen Kimura em viatura da PM de SP - Metrópoles - Foto: Reprodução/YouTube

São Paulo — O youtuber norte-americano Gen Kimura gravou um vídeo para seu canal em que participa de uma operação da Polícia Militar de São Paulo e circula dentro de uma viatura da corporação com uma arma em punho. Em um trecho da gravação, um policial diz ao youtuber que “mortes de criminosos são comemoradas com charutos e cervejas”.

Assista a um trecho do vídeo:

O vídeo, chamado “Patrulhando FAVELAS com o Batalhão Tático da PM (24 hrs na vida de um Policial)” e postado no dia 3 de junho, já tem mais de 1,5 milhão de visualizações na plataforma.

No início da gravação, Kimura anuncia, em inglês: “Sim, este sou eu em uma perseguição de carro da polícia no ‘país com a maior taxa de homicídios do mundo’.”.

O youtuber, que tem 380 mil seguidores em seu canal na plataforma, participou do patrulhamento em três comunidades da zona norte de São Paulo. Em um deles, é apresentado a uma área supostamente usada como cativeiro por criminosos.

Sindicância aberta

Procurada pelo Metrópoles, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que, assim que teve acesso ao vídeo, solicitou esclarecimentos à Polícia Militar. A corporação, imediatamente, “instaurou uma sindicância para apurar todas as circunstâncias relativas aos fatos e adotar as providências necessárias”.

Em nota, a pasta ainda acrescentou: “Toda a dinâmica mostrada nas imagens, envolvendo um civil em práticas exclusivamente militares, não é permitida e fará parte das investigações”.

A frase sobre a comemoração com charutos e cervejas, dita por um dos agentes, “não condiz com as práticas adotadas pelas forças de segurança do Estado”. “Excessos e desvios não são tolerados e todos os casos são punidos com rigor. Além disso, a dinâmica do vídeo não é permitida de acordo com as regras internas da corporação”, finaliza a nota da SSP.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?