Com ajuda de Bolsonaro, Salles negocia saída do PL para disputar em SP
Na terça (24/10), Jair Bolsonaro disse ter “esperança” do sucesso da candidatura de Ricardo Salles à Prefeitura de SP em 2024
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Sem o apoio do PL para disputar a Prefeitura de São Paulo em 2024, o deputado federal Ricardo Salles negocia sua saída do partido, com a ajuda do ex-presidente Jair Bolsonaro, para se candidatar por outra legenda na capital paulista.
Na tarde de terça-feira (24/10), Bolsonaro disse ter “esperança” no sucesso da candidatura de Salles na capital paulista. Após a fala, o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, sinalizou que, caso fosse desejo do ex-presidente, ele liberaria a saída do deputado.
Para deixar o PL sem o risco de perder o mandato na Câmara, Salles precisa da autorização de Valdemar. Por isso, recorreu a Bolsonaro, de quem foi ministro do Meio Ambiente, e que tem se “dedicado” a conseguir a liberação, segundo aliados.
Salles tem como opções partidárias o Mais Brasil, partido que sairá da fusão do PTB com o Patriota, Novo e PRTB, siglas que ainda não fecharam apoio a nenhuma pré-candidatura para o próximo ano. No entanto, o futuro partido do deputado ainda não foi definido.
Meses após ter desistido da pré-candidatura – decisão que atribuiu à adesão de Valdemar à reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB) e à falta de apoio de bolsonarisras –, Salles retomou os planos de concorrer a prefeito no próximo ano e tenta viabilizar o seu nome na disputa.
Apoio de Bolsonaro a Nunes
Bolsonaro vem sendo cortejado por Nunes para sua reeleição no próximo ano. O PL trabalha para indicar o vice da chapa do prefeito paulistano.
Mesmo sendo aliado de Nunes, Valdemar tem dito que a palavra final sobre o apoio do partido caberá a Bolsonaro.
O prefeito paulistano tem tentado evitar que Bolsonaro apoie outro candidato na capital paulista diante de pesquisas que apontam seu crescimento contra o deputado federal Guilherme Boulos (PSol-SP) em cenários sem candidatos bolsonaristas.