metropoles.com

Colégio de SP chega ao top 3 do prêmio Melhor Escola do Mundo

Colégio na capital já era finalista do “Melhor Escola do Mundo” e agora figura na última lista antes da divulgação dos vencedores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Facebook
imagem colorida mostra criança saltando em cima de vara, em quadra de escola pública. um homem adulto acompanha a cena ao lado e outras crianças observam a cena ao fundo da quadra - metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra criança saltando em cima de vara, em quadra de escola pública. um homem adulto acompanha a cena ao lado e outras crianças observam a cena ao fundo da quadra - metrópoles - Foto: Reprodução/Facebook

São Paulo  Depois de figurar como finalista, agora a Escola Estadual Deputado Pedro Costa, na Vila Guilherme, zona norte da capital paulista, está classificada no “top 3” do prêmio de “Melhor Escola do Mundo”. A premiação tinha 50 escolas de todo o mundo na reta final em cada uma das cinco categorias.

Na etapa atual, na categoria “Colaboração da Comunidade”, a Pedro Costa, como é conhecida, concorre com um colégio nos Estados Unidos e outro na Argentina.

De acordo com a entidade organizadora da premiação, a escola brasileira se destaca por um clube de xadrez, aulas de atletismo e de ginástica que “transformam estudantes em líderes comunitários e pensadores criativos”.

3 imagens
Escola estadual vira finalista de prêmio internacional com projeto de atletismo e xadrez
Projetos de atletismo e xadrez foram implementados em escola por meio de parceria com ONG
1 de 3

Projeto de xadrez em escola estadual ganha projeção internacional

Anderson Timóteo / Divulgação Governo de SP
2 de 3

Escola estadual vira finalista de prêmio internacional com projeto de atletismo e xadrez

Anderson Timóteo / Divulgação Governo de SP
3 de 3

Projetos de atletismo e xadrez foram implementados em escola por meio de parceria com ONG

Reprodução/Facebook

A vencedora será anunciada no dia 24 de outubro e receberá um prêmio de 50 mil dólares (cerca de R$ 270,9 mil).

Conheça a escola

Xadrez e atletismo são projetos extracurriculares feitos em cooperação com a ONG Parceiros da Educação e foram adotados pela Pedro Costa no ano passado.

Segundo a diretora da escola, Janaína Freire, as atividades promoveram “nítida transformação” na comunidade escolar, que tem 300 estudantes matriculados.

“Esses projetos se tornaram pilares de desenvolvimento social, físico e intelectual para nossos estudantes. O xadrez, com sua riqueza estratégica e capacidade de estimular o raciocínio lógico, proporcionou aos alunos ferramentas valiosas para o aprendizado e para a vida”, disse ela.

“O atletismo, por sua vez, promoveu a saúde física e o bem-estar dos alunos, incentivando a prática regular de exercícios e a adoção de um estilo de vida ativo. As atividades realizadas em parques perto da escola incentivaram a integração com a comunidade e a valorização do espaço público”, acrescentou.

Desde que as atividades foram implementadas, a unidade apresentou melhoras em indicadores de ensino, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Sarersp) e o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?