CNU: veja as mudanças no transporte em SP e se programe para a prova
Funcionamento do transporte público da Grande São Paulo terá mudanças neste domingo, quando acontece prova do Concurso Nacional Unificado
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Mais de 228 mil paulistas estão inscritos para participar do Concurso Nacional Unificado (CNU) neste domingo (18/8), segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. As provas começam às 9h, mas os candidatos precisam entrar no local de aplicação até 8h30. Por isso, se você não quer correr o risco de chegar atrasado precisa se programar e sair de casa com antecedência.
Para te ajudar, o Metrópoles conferiu como estará o funcionamento das linhas de trem e metrô neste fim de semana e reuniu as informações neste texto. Já fica aqui o spoiler: tem mudança em algumas linhas, hein? Confira os detalhes abaixo:
CPTM
Uma série de obras de manutenção vai impactar o trajeto dos passageiros da CPTM neste domingo. Até às 21h, os trens da Linha 10-Turquesa que vão para Rio Grande da Serra não farão parada na Estação Utinga. Para desembarcar ali, os usuários terão que seguir até a estação seguinte e pegar o trem de volta.
Além disso, obras no Viaduto Independência, em São Caetano, vão alterar o funcionamento de algumas plataformas. Nas Estações Prefeito Saladino e Capuava, os trens passarão na plataforma 1. Já em São Caetano, somente a plataforma 4 será utilizada.
Na Linha 7-Rubi, os trens que vão sentido Jundiaí devem passar reto pela Estação Piqueri, entre 8h e 17h. Assim como no caso da Linha 10-Turquesa, os passageiros que quiserem fazer a parada ali devem descer na estação seguinte e pegar o trem no sentido contrário.
Já na Linha 11-Coral, a mudança é na plataforma: apenas a plataforma de número 5 será usada para os trens que chegam e saem da Estação Mogi das Cruzes.
Apesar das alterações, a CPTM afirma que manterá “trens de prontidão” para atender um eventual aumento de fluxo de passageiros por causa do CNU.
ViaMobilidade
A Linha 9-Esmeralda terá intervalo de 20 minutos entre as estações Jurubatuba e Mendes-Vila Natal, das 7h às 17h. Já entre as estações Osasco e Jurubatuba o intervalo será de 10 minutos, segundo a ViaMobilidade, que administra a via. As linhas 8-Diamante de trens e 5-Lilás do metrô funcionarão normalmente.
ViaQuatro
A Linha 4-Amarela do metrô também funcionará normalmente. Uma interrupção no trajeto entre as estações Paulista e Luz tinha sido anunciada para este domingo, mas acabou adiada.
A alteração tinha sido solicitada pela LinhaUni, empresa responsável pelas obras da Linha 6-Laranja, para a passagem do tatuzão na região. A tuneladora vai abrir caminho para a futura integração entre as duas linhas na estação Higienópolis-Mackenzie. As escavações na região acontecerão a 7 metros de distância do túnel da Linha 4-Amarela, mas ainda não têm nova data confirmada para acontecer.
Metrô
As quatro linhas operadas pelo Metrô vão ter operação especial neste domingo para atender aos candidatos que farão as provas do CNU. A companhia afirmou que vai reforçar a frota de trens nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, do metrô, e 15-Prata, do monotrilho. Não há nenhuma interdição prevista nas estações.