metropoles.com

CNJ instaura reclamação disciplinar contra desembargador alvo da PF

Desembargador Ivo de Almeida, do TJSP, foi alvo da Operação Churrascada da PF, na quinta (20/6), que investiga a suposta venda de sentença

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/TJSP
Desembargador Ivo de Almeida, alvo de operação da PF - Metrópoles
1 de 1 Desembargador Ivo de Almeida, alvo de operação da PF - Metrópoles - Foto: Divulgação/TJSP

São Paulo — A Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) instaurou, na última quinta-feira (20/6), uma reclamação disciplinar contra o desembargador Ivo de Almeida, da 1.ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). O magistrado foi alvo da Operação Churrascada, deflagrada pela Polícia Federal (PF), para apurar condutas como a venda de sentenças.

De acordo com a decisão do corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, a divulgação dos fatos pela imprensa “pode indicar que a conduta do requerido é contrária aos deveres de independência, prudência, imparcialidade, integridade profissional e pessoal, à dignidade, à honra e ao decoro, circunstâncias que justificam a instauração de processo”.

Na decisão, o ministro Salomão dá prazo de 10 dias para que a presidência e a Corregedoria Geral de Justiça do TJSP prestem informações sobre eventuais pedidos de providências e processos administrativos envolvendo o desembargador.

Afastado por 1 ano

Ivo de Almeida já está afastado de suas funções no TJSP por um ano, por decisão do ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A Operação Churrascada, que fez busca e apreensão em imóveis do magistrado, foi autorizada por Og Fernandes. O afastamento determinado pelo ministro é uma medida cautelar, adotada para preservar as investigações.

3 imagens
Desembargador Ivo de Almeida, alvo de operação da PF
Desembargador Ivo de Almeida, alvo de operação da PF

A investigação foi conduzida pela PF e por subprocuradores-gerais com competência de atuação no STJ e permanece sob sigilo. Investigadores pediram a prisão dos investigados, mas o pleito foi negado pelo ministro Og Fernandes.

A operação faz parte de uma investigação da PF que mira um suposto esquema de corrupção relacionado ao desvio de verba pública da área de saúde. Segundo a Polícia Federal, a Operação Churrascada recebeu esse nome em referência às datas do plantão judiciário do magistrado, chamadas de “dia do churrasco” pelos envolvidos, quando supostamente aconteciam as negociações de sentenças.

Ao Metrópoles, o TJSP informou que não foi comunicado previamente sobre a operação. A nota afirma que, “de qualquer forma”, o Tribunal cumprirá as determinações do STJ e, assim que tiver acesso ao conteúdo do expediente, adotará as providências administrativas cabíveis.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?